segunda-feira, 11 de julho de 2011

Classificação das Casas

Classificação das Casas

ESTUDOS ASTROLÓGICOS – Astrologia Expressa: Classificação das Casas
Anterior: Astrologia Expressa - Casas Terrestres




Este estudo deve ser como um simples e rápido ‘Curso de Astrologia’ com a finalidade de proporcionar o mínimo esforço entre os leitores (carentes de noções) e com o menor número de aulas possível.

Classificação das Casas

Casas Orientais

As casas orientais são as seguintes: 10ª Casa, 11ª Casa, 12ª Casa, 1ª Casa, 2ª Casa e 3ª Casa (lado oriental do mapa). A maioria dos planetas nas casas orientais; indica pessoas ativas e dinâmicas, ou seja, tipos que se esforçam em seus propósitos; podendo implicar também em fanatismo.

Casas Ocidentais

As casas ocidentais são as seguintes: 4ª Casa, 5ª Casa, 6ª Casa, 7ª Casa, 8ª Casa e 9ª Casa (lado ocidental do mapa). Pessoas com a maioria dos planetas em casas ocidentais são mais passivas, influenciáveis – que seguem conselhos de outrem –; pois são as mais observadoras do mundo; com tendências mais pacíficas, contemplativas e resignadas.

Casas do Arco Diurno

As casas do arco diurno são as seguintes: 7ª Casa, 8ª Casa, 9ª Casa, 10ª Casa, 11ª Casa e 12ª Casa (parte superior). A maioria dos planetas acima do horizonte deve implicar em extroversão, ou seja, em pessoas de vida social intensa; que necessitam estar em companhia dos outros.

Casas do Arco Noturno

As casas do arco noturno são as seguintes: 1ª Casa, 2ª Casa, 3ª Casa, 4ª Casa, 5ª Casa e 6ª Casa (parte inferior). A maioria dos planetas nestas casas deve implicar em introversão, ou seja, num afastamento da vida social; pessoas com forte vida interior; principalmente com algum planeta na 4ª Casa, indica dedicação ao lar.

Casas Maléficas

As casas maléficas são as seguintes: 6ª Casa, 7ª Casa, 8ª Casa e 12ª Casa; sendo assim denominadas pelas reações que podem ocasionar; basta apenas observar que a 6ª Casa rege a saúde; a 7ª Casa representa o sócio, etc.

Para o estudo das casas se atribuem três significados:

Significado essencial

Se refere ao conceito básico de cada casa; sua definição primária (conforme relação já apresentada) de acordo com uma dedução direta.

Significado Acidental

Isso resulta do significado ‘essencial’ da casa oposta; por exemplo, a segunda casa que identifica os ‘ganhos’ participa acidentalmente das ‘perdas’, as quais se definem no conceito básico da oitava casa (um setor oposto).

Significado Derivado

Isso resulta na observação do círculo de casas, partindo (em análise) desde qualquer uma delas. Dessa forma, tomando a sétima casa (setor do outro), por exemplo, como ponto de partida, é possível obter na oitava casa informações sobre os ‘ganhos’ do cônjuge; pois esta se relaciona – simbolicamente – com a “segunda casa” do mesmo. Por esse intermédio, é possível considerar que, cada casa simboliza a décima segunda casa de sua casa seguinte.

Cada casa constitui um campo energético, cujo foco (força máxima) se expressa na cúspide, que assim mantém uma órbita, dentro da qual um planeta pode influir alem; ou seja, sobre a casa contígua. Portanto, é preciso atentar pelo seguinte:

Casas Angulares (cardeais) são as seguintes: 1ª Casa, 4ª Casa, 7ª Casa e a10ª Casa.

Casas Sucedentes (fixas) são as seguintes: 2ª Casa, 5ª Casa, 8ª Casa e 11ª Casa.

Casas Austrais (cadentes) são as seguintes: 3ª Casa, 6ª Casa, 9ª Casa e 12ª Casa.

Pela regra usual, planetas (distantes) a 10 graus das cúspides de casas angulares já valem para esse tipo de casa; ou seja, eles exercem suas influências sobre esse setor. Para as demais casas (sucedentes e austrais) a orbe para essa influência se constitui de apenas 5 graus.

Triplicidades das Casas

As casas também são divididas por grupos de três, o que resulta em quatro triângulos: de fogo, de terra, de ar e de água.

Triângulo de Fogo – Vida



As casas de fogo têm analogia com os signos de Áries, Leão e Sagitário; sendo as seguintes: 1ª Casa, 5ª Casa e 9ª Casa, cuja trindade determina a vida, ou seja, eu (1ª ); eu sentimental (5ª ) e eu racional (9ª).

Triângulo de Terra - Material



As casas de terra têm analogia com os signos de Touro, Virgem e Capricórnio; sendo as seguintes: 2ª Casa, 6ª Casa e 10ª Casa, cuja trindade determina o sentido material, ou seja, finanças (2ª), saúde e trabalho (6ª) e êxito (10ª).

Triângulo de Ar - Relacionamento



As casas de ar têm analogia com os signos de Gêmeos, Libra e Aquário; sendo as seguintes: 3ª Casa, 7ª Casa e 11ª Casa, cuja trindade determina os relacionamentos, ou seja, irmãos, primos e vizinhos (3ª); cônjuge e sócios (7ª) e amigos e fraternidades (11ª).

Triângulo de Água - Destino



As casas de água têm analogia com os signos de Câncer, Escorpião e Peixes; sendo as seguintes: 4ª Casa, 8ª Casa e 12ª Casa, cuja trindade determina o destino, ou seja, emocional e lar (4ª); transformação e morte (8ª) e finalidades e sublimação (12ª).


(continua)