quarta-feira, 27 de julho de 2011

Astrologia Básica

Astrologia Básica

ESTUDOS ASTROLÓGICOS – Astrologia Expressa: Astrologia Básica
Anterior: Astrologia Expressa – Elementos do Mapa




Este estudo deve ser como um simples e rápido ‘Curso de Astrologia’ com a finalidade de proporcionar o mínimo esforço entre os leitores (carentes de noções) e com o menor número de aulas possível.

Astrologia Básica

Curso Completo de Astrologia Expressa (rápido para iniciantes):

Elementos básicos - indispensáveis.

O fundamental em relação aos signos.

Planetas - Síntese
O básico em relação aos planetas.

Classificação dos Planetas
Qualidades importantes dos planetas.

Casas Terrestres
Significados das casas na carta natal.

Classificação das Casas
Considerações importantes sobre as casas terrestres.

Elementos do Mapa
Outros elementos imprescindíveis em relação ao mapa astrológico.

Exemplo de uma Interpretação Astrológica
Análise astrológica (confirmada pelo nato) como exemplo aos iniciantes; conforme a aplicação de um método (de interpretação) simples: o circuíto planetário.


Adicionais

Pela complementação deste ‘Curso Rápido de Astrologia’ necessário se tornar apresentar os seguintes informes:

Coordenadas Terrestres

Com duas medidas angulares é possível determinar a posição de um lugar na superfície da Terra. A Latitude se conta de 0º (no Equador) até 90º (no pólo). Nas Latitudes se considera o círculo máximo do Equador como referência; de onde se efetiva a contagem de 0º a 90º, tanto para Norte quanto para Sul. Entretanto, a posição de um ponto na superfície da Terra, não pode ser determinada apenas com a Latitude; pois, todos os pontos do mesmo paralelo possuem a mesma Latitude. Dessa forma, com a Latitude e a Longitude se determina – precisamente – a posição de um lugar. Nas Longitudes, é necessário tomar como referência ‘um meridiano’, de onde se realiza a contagem de 0º a 180º; tanto para Leste quanto para Oeste. O meridiano (padrão) escolhido como referência é o de Greenwich (perto de Londres). Para se determinar um ponto exato num mapa geográfico: monta-se uma proporção tanto para a Latitude como para a Longitude.

Hora Solar, Média e Legal

O movimento de translação da Terra não é uniforme; por isso, o Sol não tem um período certo entre duas passagens – superiores ¬ – pelo meridiano de qualquer lugar, em cada dia do ano; algumas vezes se atrasa, outras se adianta; sendo que os atrasos podem chegar até 16 minutos em Outubro e, os avanços até 14 minutos em Fevereiro. Portanto, o meio-dia solar verdadeiro ocorre no momento em que o Sol culmina (em algum lugar), isto é atinge a maior altura em sua passagem pelo meridiano (altura meridiana). Os ‘relógios solares’ marcam a hora solar, mas, os ‘relógios comuns’ marcam apenas a hora legal imposta por lei. Idealizaram-se assim um Sol com movimento uniforme, de maneira que, os períodos entre duas passagens meridianas consecutivas se tornassem iguais; o que se define como Tempo Médio.




Diferença de Horas 

O globo foi dividido em 24 partes iguais, separadas por meridianos eqüidistantes em 15º, que equivale ao espaço percorrido pelo Sol em uma hora, no seu movimento diurno aparente de Leste para Oeste. Esses espaços são chamados Fusos Horários. Os paises compreendidos dentro do mesmo fuso têm a mesma hora; e a diferença de tempo entre dois lugares de fusos diferentes é indicada sempre por um número inteiro de horas. Os fusos são numerados à partir de Greenwich, marcando 0 (zero); até 12 para Leste, em ordem crescente; e para Oeste, em ordem decrescente; desde 23 até 13. As linhas que limitam os fusos nos continentes, adaptam-se às delimitações dos Estados. Para Leste é sempre mais tarde, para Oeste sempre mais cedo; porque o Sol se desloca de Leste para Oeste (na realidade é a Terra que gira de Oeste para Leste). O dia civil começa à partir de 0 hora.

Movimento Médio dos Planetas tendo a Terra como centro (sistema geocêntrico)



Tempo Médio de Permanência dos Planetas nos Signos