sábado, 6 de fevereiro de 2010

ESTUDOS ASTROLÓGICOS 10: Astrologia e Medicina

Significadores astrológicos relativos ao corpo humano...

ESTUDOS ASTROLÓGICOS: Astrologia e Medicina

Para o estudo astrológico é fundamental ter bons conhecimentos de anatomia, porque muitos problemas emocionais ou psicológicos da personalidade, são condições fisiológicas, como veremos nos exemplos práticos.

Pela grande incidência de enfermidades que se alojam, ou têm origem nos órgãos digestivos, é sempre indispensável conhecer bem este sistema.



O APARELHO DIGESTIVO – Signo de Câncer



O aparelho digestivo é constituído por: glândulas salivares, esôfago, estômago, fígado, vesícula, pâncreas, e intestino delgado e grosso. O órgão mais dilatado deste sistema é o estomago, que se situa entre o esôfago e o intestino delgado. Os alimentos mastigados e misturados com a saliva, passam pela faringe, descem pelo esôfago e chegam ao estômago. Na boca, durante o ato de mastigar, a saliva já realizou uma preparação para a digestão, mas a fermentação propriamente dita tem sua ação no estômago. Uma abertura que existe do estômago para os intestinos, chamada “piloro”, mantém-se fechada durante a fermentação, abrindo-se após o processo. Antes porém, o estômago se expande e dá origem à incessantes movimentos (movimentos peristáticos) mexendo o alimento de um lado para outro, misturando tudo. Quando o alimento desce para os intestinos, mistura-se com a bile (proveniente da vesícula, pelas vias biliares) e também com o suco pancreático (do pâncreas). Estes dois elementos misturados com o alimento ajudam a dissolvê-lo.

O FÍGADO - Júpiter

O fígado tem as seguintes funções: Secreção da bile, excreção da bile e metabolismo. A secreção é feita de forma contínua pelas células hepáticas (mais ou menos um litro por dia). A excreção se dá por intermédio dos condutos biliares intra-hepáticos que alcançam a vesícula biliar, onde a bile é armazenada. A bile é derramada pela vesícula de forma intermitente, passando pelo colédoco e duodeno, sendo que isso ocorre quando os alimentos chegam na parte inicial do intestino. São várias as funções metabólicas do fígado, ou seja, sintetizar novas moléculas de proteínas que se misturam no sangue; transformar as gorduras em ácidos gordurosos; realizar a formação da uréia; eliminar o colesterol por intermédio da bile. Além dessas funções armazena o sódio, o cloro, o potássio e o ferro, transformando-os em vitaminas e hormônios.

O PÂNCREAS – Lua

O pâncreas elabora por intemédio das ilhotas de Langerhans a insulina, que controla o metabolismo do açúcar (hidratos de carbono). O suco pancreático que cai no duodeno tem ação ativa na digestão. O pâncreas vai ter também a função de regulador do metabolismo gorduroso do fígado (por intermédio da lipocaina) e influi na pressão arterial (por intermédio da padutina).

OS INTESTINOS – Signo de Virgem

O intestino delgado começa no piloro e termina no orifício íleo cecal. É constituído pelo: duodeno, jejuno é íleo. É no intestino delgado que as substâncias alimentícias sofrem novas transformações químicas, tornando-se solúveis e de fácil assimilação pelo organismo. O intestino grosso situa-se entre o íleo e o ânus. Tem função de absorver a água que não foi requerida pelo estômago e nem pelo intestino delgado. É nele que se realiza a formação do bolo fecal.

É fácil observar que oposto e homólogo ao sistema gástrico – Signo de Câncer – temos o sistema cutâneo, mucoso e de tecido celular – Signo de Capricórnio -, porque se complementam. Os tecidos celulares podem ser classificados em 4 grupos:

1 – Tecidos Epitaliais

2 – Tecidos Conjuntivos

3 – Tecidos Musculares

4 – Tecidos Nervosos

Os tecidos epitaliais (ou epitélio) têm funções de revestir uma superfície, ou de secretar uma substância. O epitélio intestinal por exemplo absorve os alimentos lançando-os em direção aos capilares sanguíneos. Toda a parte nutritiva do alimento ingerido passa para o fígado por intermédio de vasos que saem do intestino. O tubo digestivo é formado de epitélio; no entanto essa mucosa permanece molhada para lubrificar as paredes do mesmo.

O tecido conjuntivo tem função de ligar e sustentar. Os epitélios sempre repousam sobre um tecido conjuntivo. O aparelho circulatório, incluindo os capilares, são formados por tecidos conjuntivos. O tecido conjuntivo frouxo, tende a acumular gordura. Existem outras variedades de tecido conjuntivo, como o tecido cartilaginoso (cartilagens) e o tecido ósseo (que constituem os ossos). Os tecidos musculares têm a função de produzir movimentos como por exemplo: as contrações do estômago, o controle do piloro, etc. O tecido nervoso já tem função de receber e transmitir mensagens ou sensações dos órgãos do sentido ao centro nervoso.

Signos relacionados com as partes do corpo


(continua)