segunda-feira, 27 de junho de 2011

Classificação dos Planetas

Classificação dos Planetas

ESTUDOS ASTROLÓGICOS – Astrologia Expressa: Classificação dos Planetas
Anterior: Astrologia Expressa - Significados dos Planetas – em Síntese




Este estudo deve ser como um simples e rápido ‘Curso de Astrologia’ com a finalidade de proporcionar o mínimo esforço entre os leitores (carentes de noções) e com o menor número de aulas possível.

Classificação dos Planetas

Planetas Benéficos

Vênus – pequeno benéfico – ; Júpiter – grande benéfico.

Planetas Neutros

Lua, Mercúrio, Sol e Netuno.

Planetas Maléficos

Marte, Saturno, Urano e Plutão.

Planetas Femininos

Lua, Vênus e Netuno.

Planetas Masculinos

Sol, Marte, Júpiter, Saturno, Urano e Plutão.

Planeta Duplo

Mercúrio (nem masculino, nem feminino).


Dignidades Planetárias

Esta tabela indica o potencial de cada planeta – conforme sua localização – em razão dos signos.

Domicílio

É a situação em que uma “força planetária”encontra sua fonte – ou potencial. Um planeta em seu domicílio se encontra em sua própria casa, a chave está na porta e os assuntos da casa podem ser expressos em qualquer direção. A grosso modo: domicílio indica apenas o fato de um planeta se encontrar em um signo onde ele é o regente; como exemplo: o Sol no signo de Leão; Mercúrio em Gêmeos ou em Virgem, e assim por diante.

Exaltação

Um planeta nesta situação possui um grande poder energético, porque se dirige para o alto. Representa que está dignificado como um “rei”em um trono que conquistou, e não só influi na casa onde se encontra mas a domina – e a possui - , levando com isso um ótimo crédito para sua própria casa de domicílio (onde é o regente). Em síntese esse planeta é forte.

Queda

É uma força que se dirige para baixo, sofre uma certa debilidade e nesse caso terá que utilizar como defesa o “reflexo”a que está condicionado, pois está à mercê de espécies contraditórias a seus próprios assuntos ou meios de ação ( o signo em que se encontra não é análogo, nem homólogo ao seu modo de ser ou agir). O potencial do planeta é considerado fraco.

Exílio

É a situação em que a força planetária se mantém longe de seu lugar familiar, encontrando o desconhecido por estar longe de sua fronteira. A comunicação se torna difícil porque a linguagem intrínseca à sua espécie é diferente daquela onde está situado. O potencial do planeta é considerado fraco.

(continua)