terça-feira, 21 de junho de 2011

Psicologia e Astrologia

Psicologia e Astrologia

O Advento da Psicologia VII – Psicologia e Astrologia







Psicologia e Astrologia

As configurações de um mapa astrológico – envolvendo seus aspectos planetários e demais condições – também participam de forma esclarecedora nas definições da personalidade, quanto ao seu sentido psicológico (ou conforme essa linguagem). Aliás, um bom astrólogo nunca deveria dispensar os recursos oferecidos pela psicologia. Portanto, seria importante conhecer os ‘mecanismos’ aplicados nas várias linhas de psicologia conforme o simbolismo astrológico.

Comportamento – o psiquismo se encontra na expressão física motora (a expressão corporal revela o que a pessoa esconde; o seu interior).

Conforme Freud


Id – é a matriz da personalidade ou seu componente biológico; a origem do sentimento afetivo; o reservatório da energia mental, o que coloca em funcionamento os outros sistemas; e a verdadeira realidade psíquica, mesmo em se tratando de um fator irracional (mas não é instinto, que é classificado dentro de um processo bioquímico). O Id não tolera frustrações ou estados desconfortáveis, pois, atua pelo princípio do prazer. Neste princípio se encontra a ‘ação reflexa’, relacionada ao piscar dos olhos, ao espiro e outros tipos; e o ‘processo primário’, onde a satisfação do desejo ocorre através da imagem mental. A alucinação seria uma expressão do Id, pois, sua única realidade consiste de imagens mentais. O planeta Marte representa este componente.



Ego – tem a função de diferenciar o subjetivo do objetivo e evitar os conflitos entre Id e Superego; determina o mundo objetivo da realidade. Quaisquer aspectos com o Sol ou relacionados com a quinta casa, trazem informações sobre os desvios do Ego e da personalidade. O Ego é representado pelo Sol.




Superego – tem a função de indicar os valores internos importantes em termos de sociedade; representa mais o ideal do que o real; tende mais para a perfeição do que para o prazer, pois decide sobre o certo e o errado; e, atua pelo mecanismo da ‘introjeção’, para que os valores se instalem na personalidade. Este componente se opõe tanto ao Ego quanto ao Id; se assemelhando ao primeiro pela função de controle, e ao segundo, como fator irracional. Tende a persuadir o Ego pelos valores morais; e a inibir o Id em suas funções sexuais. O fato é que os instintos são os propulsores da personalidade: o instinto de vida – que determina o movimento; a libido está associado ao sexo (zonas do corpo – sexuais); instinto de morte – os impulsos destruidores (exacerbação), indicados em Escorpião. A agressividade pode ser detectada quando Marte ou Plutão estão envolvidos com o Sol. Ansiedade – reação de medo – o Ego se sente exacerbado de coisas que não pode controlar; pode ser real – sob riscos reais; neurótica (temor de que os instinto tomem conta): medo da punição pelo prazer; ou moral (medo da consciência), por infringir os códigos de ética.

O Desenvolvimento da Personalidade – A quarta casa (com seus relacionados planetas) identifica os traumas de nascimento.

Identificação

Toda criança desenvolve sua personalidade baseada nas imagens que formam, por carência ou por admiração. Por imitação, assumem os papeis de outras pessoas de forma inconsciente. Assim, a menina ou o menino pode assumir a figura do pai ou da mãe. Na carência, estes podem assumir a personalidade da professora, etc. Tudo isso deve servir de base para a estrutura do Superego.

Deslocamento

Representa uma distância da realidade, onde se substitui o que gosta por outro elemento que se escolhe. A pessoa não pode ter aquilo que quer, então transfere o desejo para outro objeto (o que se manifesta também nas afeições). Isso é definido como ‘Mecanismo”, meio empregado principalmente nas questões afetivas. A Sublimação, muito bem simbolizada por Netuno, é uma função de deslocamento, ou seja, representa uma deslocação do ponto de referência para um outro nível; tendo tudo isso uma característica irreal. Um homem, por exemplo, com tendências femininas, pode buscar a sublimação na profissão de cabeleireiro, etc.

(continua)