quarta-feira, 9 de dezembro de 2009

As Qualidades Básicas dos Números

As Qualidades Básicas dos Números


Conhecer as qualidades básicas (ou primitivas) de um número se tornam importantes, principalmente, quando a interpretação se relaciona com a numerologia. A numerologia se aplica na interpretação de nomes por meio dos números. Quando um nome tende mais para uma certa qualidade numérica, isso deve servir de recurso na interpretação. A falta de determinada qualidade do mesmo, também deve servir como informação importante em uma análise.

Em primeira instância, os números se classificam em gênero: masculinos (impar) e femininos (par). As principais características do fator masculino são: ação, decisão, arrojo, impulsividade, confiança e determinação. As principais características do fator feminino são: reação, cooperação, sustentação, manutenção e exigência. De acordo com essas qualidades já podemos classificar – logo à primeira vista, mas, sem exageros – determinado número. Outra condição importante que determina a qualidade de um número e o seu fator de fase. A lei do movimento determina 3 fases básicas:

Cardinal - Representa o próprio movimento: dinamismo, atividade, energia, disposição, decisão, iniciativa e determinação. Sua palavra chave é: Tensão.

Fixo – Representa o eixo que centraliza o movimento: estabilidade, fidelidade, segurança, padrão e apoio. Sua palavra chave é: Resistência.

Mutável – Representa a própria flexibilidade determinada pelo movimento: influência, instabilidade, adaptação, sensibilidade e dedicação.

Surge então, com essa classificação: números cardinais masculinos e cardinais femininos; fixos masculinos e fixos femininos; mutáveis masculinos e mutáveis femininos.

Cardinais

Masculinos: Coragem (1) e Temperança (7)

Femininos: Honra (4) e Pureza (10)

Fixos

Masculinos: Fidelidade (5) e Misericórdia (11)

Femininos: Silêncio (2) e Respeito (8)

Mutáveis

Masculinos: Liberdade (3) e Justiça (9)

Femininos: Amor (6) e Graça (12)

Combinando as qualidades de gênero e fase então: o número 1(Coragem) seria um elemento dinâmico e determinado; o 3 (Liberdade) teria um dinamismo em adaptação; o 2 (Silêncio) representaria um elemento de reações conservadoras, e assim por diante.

Temperamento dos Números

Fogo = Bilioso (ou Colérico)

O elemento fogo – que determina o Temperamento Bilioso – é de uma qualidade quente e seca. Ela é ativa, representa domínio, vivacidade, ímpeto e exigência. A qualidade seca é rígida e conservadora.

Terra = Nervoso (ou Melancólico)

O elemento terra – que determina o Temperamento Nervoso – é de uma qualidade fria e seca. A qualidade fria é passiva – representa: inércia, inatividade, retração; a qualidade seca, resistência e condensação. No geral representa: reserva, paciência, resistência e conservação.

Ar = Sanguíneo

O elemento ar – que determina o temperamento sanguíneo – é de uma qualidade quente e úmida. A qualidade úmida é distribuidora e plástica – equivale a uma manifestação de mobilidade que se torna contagiante. De modo geral indica: elasticidade e relacionamento.

Água = Linfático (ou Fleumático)

O elemento água – que determina o Temperamento Linfático – é de uma qualidade fria e úmida. Desse modo representa: brandura, comodidade, sensitividade, sentimento e natureza instável.

Gênero dos Temperamentos (Elementos)

Por causa da própria lei do movimento – que polariza tudo – os elementos também apresentam dois outros gêneros: o Gênero Individual (ou Pessoal) e o Gênero Coletivo (ou Impessoal). Pessoal: interesse pela própria unidade que representa e significa. Impessoal: maior interesse num sentido social. Pessoal e Impessoal indicam características sutis dos 4 tipos de Temperamentos. O gênero Pessoal tem certa semelhança com o gênero masculino (ativo) e o impessoal com o feminino (passivo). Entretanto, tudo isso significa uma questão de detalhe bastante minucioso dos elementos. De modo geral, o gênero dos elementos – individual ou coletivo – se encontra na própria função de dependência que um tem pelo outro (complemento). O Fogo é sempre masculino (ativo) e complementado pelo ar, que apesar de masculino, se torna passivo em relação ao fogo. Pois, o ar deve alimentar o fogo. A Terra é sempre feminina e complementada pela água, que apesar de ser também feminina, se torna positiva como reagente da terra.

Elemento Fogo (Temperamento Bilioso)

Pessoal (ou Individual)

Coragem (1) – Cardinal

Fidelidade (5) – Fixo

Impessoal (ou Coletivo)

Justiça (9) – Mutável

Elemento Terra (Temperamento Nervoso)

Pessoal (ou Individual)

Respeito (8) – Fixo

Graça (12) – Mutável

Impessoal (ou Coletivo)

Honra – (4) – Cardinal

Elemento Ar (Temperamento Sanguíneo)

Pessoal (ou Individual)

Liberdade (3) – Mutável

Impessoal (ou Coletivo)

Temperança – Cardinal

Misericórdia (11) – Fixo

Elemento Água (Temperamento Linfático)

Pessoal (ou Individual)

Pureza – Cardinal

Impessoal (ou Coletivo)

Silêncio (2) – Fixo

Amor (6) – Mutável

Conhecendo as qualidades básicas dos 12 Padrões, fácil se torna encontrar todas as qualidades de qualquer número. Pois, basta subtrair o número em questão por doze (ou por um múltiplo de doze ideal), quantas vezes for necessário, até chegar a um número igual a 12 ou inferior a 12. Isso significa que esse número mantém as mesmas qualidades básicas que esse obtido como resultado. Por exemplo: 25 – 12 = 13 – 12 = 1. Portanto 25 (Confiança) mantêm as mesmas qualidades básicas que a Coragem (1). Outro exemplo: 100 – (96 = ”múltiplo de doze”) = 4 (Honra), e daí por diante.