Estudos de Numerologia
Numerologia Tradicional
A numerologia tradicional se serve apenas de 9 números. Como o número 9 – entre nós – vale como a Justiça, até que esse sistema não está errado, porém, torna-se com isso muito limitado. Nesse sistema, cada letra do alfabeto passa a ser representada por um dos 9 números. Então, através do processo da adição, um nome pode ser reduzido a um dos 9 números. Geralmente, a interpretação é feita de acordo com a Cabala ou com as representações simbólicas do Tarot. Entretanto, foi possível observar que, nesse processo da numerologia tradicional, a representação dos números está associada à qualidade dos signos astrológicos. Dessa forma, o certo então seria usar doze números – e não 9 – de acordo com o próprio zodíaco astrológico. Diante disso, alguns “nomes” representados pelo número 3, então poderiam indicar uma simbologia relacionada com o número 12, porque 12, pode ser reduzido a 3 (1 + 2 = 3). Outros, como representantes do número 2, poderiam estar associados ao número 11 (1 + 1 = 2). A mesma consideração poderia ser tida em relação aos números 10 e 1. Associados à astrologia os 12 números equivalem aos signos:
1 – Signo de Áries – representa a Coragem
2 – Signo de Escorpião – Representa o Silêncio
3 – Signo de Gêmeos – Representa a Liberdade
4 – Signo de Capricórnio – Representa a Honra
5 – Signo de Leão – Representa a Fidelidade
6 – Signo de Peixes – Representa o Amor
7 – Signo de Libra – Representa a Temperança
8 – Signo de Touro – Representa o Respeito
9 – Signo de Sagitário – Representa a Justiça
10 – Signo de Câncer – Representa a Pureza
11 – Signo de Aquário – Representa a Misericórdia
12 – Signo de Virgem – Representa a Graça
Para demonstrar que a numerologia tradicional tem se servido da representação dos signos astrológicos, temos as seguintes observações:
O número 1 – para a numerologia tradicional – sintetiza a independência, que é uma qualidade do signo de Áries. O número 2 tem como palavra chave: receptividade – ou profundez – que se relaciona com signo de Escorpião; e, integração ou associação, qualidade própria do signo de Aquário (número 11). O número 3 tem sentido de versátil, e, ligação com a comunicação, que são qualidades inerentes ao signo de Gêmeos e ao signo de Virgem (número 12). O número 4 indica refinamento ou moderação que são características do signo de Capricórnio. O número 5 indica autonomia (suficiência) que caracteriza o signo de Leão. O número 6 tende para o “servir”, qualidade esta, implicada com o signo de Peixes. O número 7 indica equilíbrio e “atitude correta”, condições próprias ao signo de Libra. O número 8 representa objetividade e realização, qualidades do signo de Touro. O número 9 tende para uma representação no sentido universal ou filosófico, que são equivalências do signo de Sagitário. Disso se conclui que, a numerologia deveria então partir diretamente da técnica de interpretação astrológica, podendo utilizar assim todos os seus recursos.
O Número de Um Nome
Utilizando a correspondência seqüencial entre letras e números, podemos encontrar o tipo numérico especifico de um nome:
A = 1; B = 2; C = 3; D = 4; E = 5; F = 6; G = 7; H = 8; I = 9; J = 10; K = 11; L = 12; M = 13; N = 14; O = 15; P = 16; Q = 17; R = 18; S = 19; T = 20; U = 21; V = 22; X = 23; Y = 24; W = 25; e Z = 26.
Por exemplo: Antonio da Silva (nome fictício)
A(1), N(14), T(20), O(15), N(14), I(9), O(15), D(4), A(1), S(19), I(90, L(12), V(22), A(1)
Devemos somar, separando as vogais das consoantes:
Vogais = 51
Consoantes = 105
Total = 156; reduzindo (-144) = 12
Separa-se as vogais das consoantes porque: as vogais indicam a introversão da personalidade e as consoantes o tipo de extroversão da mesma. Desse modo, as vogais vão indicar o lado “interior”, e, as consoantes o “eu exterior”.
Temos que calcular também os Temperamentos e as Fases, desse nome:
1 = A; 13 = M; 25 = Y; (números relativos: Coragem - Bilioso,Cardinal)
2 = B; 14 = N; 26 = Z; (números relativos: Silêncio – Linfático, Fixo)
3 = C; 15 = O; (números relativos: Liberdade, Sanguíneo, Mutável)
4 = D; 16 = P; (números relativos: Honra,Nervoso, Cardinal)
5 = E; 17 = Q; (números relativos: Fidelidade, Bilioso, Fixo)
6 = F; 18 = R; (números relativos: Amor, Linfático, Mutável)
7 = G; 19 = S; (números relativos: Temperança,Sanguíneo, Cardinal)
8 = H; 20 = T; (números relativos: Respeito,Nervoso,Fixo)
9 = I; 21 = U; (números relativos: Justiça, Bilioso, Mutável)
10 = J; 22 = V; (números relativos: Pureza, Linfático, Cardinal)
11 = K; 23 = W; (números relativos: Misericórdia, Sanguíneo, Fixo)
12 = L; 24 = X; (números relativos: Graça, Nervoso, Mutável)
Por contagem (utilizando a tabela) chegamos ao resultado.
Disso, vai resultar para o nome de Antonio da Silva a seguinte classificação:
Temperamentos
Bilioso = 5
Nervoso = 3
Sanguíneo = 3
Linfático = 3
Fases:
Cardinal = 6
Fixo = 3
Mutável = 5
Só com os Temperamentos e as Fases, já se pode extrair muitas informações sobre um tipo numérico. Mas, isso não será feito agora com esse nome fictício, o qual serviu apenas de base para os esclarecimentos dados.
Na próxima etapa será apresentado e interpretado temas numerológicos de nomes conhecidos.
(continua)