Medicina e Astrologia: exemplo de artrose dos quadris - estudo de um tema astrológico feminino
ESTUDOS ASTROLÓGICOS: Astrologia e Medicina
Neste mapa (tema feminino), a qualidade “Fria” tem predominância sobre a “Quente” e isso vai indicar um excesso de elementos substanciais ingeridos, desproporcionais ao fator que transforma os alimentos em nutrição. O elemento “Úmido” demonstra uma farta distribuição de energia, mas como esta energia participa mais do elemento “Frio”então ela é deficiente, ou seja, rica apenas em substâncias desnecessárias como amidos, nitratos de carbono, etc. O elemento “Seco” tem função de armazenar a energia e como sua porcentagem está acima do elemento “Frio”, possivelmente deve guardar de alguma forma estas substâncias no organismo (sob a forma de gorduras em excesso). O elemento “Úmido”pode indicar fibras de tecido frouxo, condição que se explica como acúmulo de gorduras e má circulação. O temperamento linfático domina o estômago, as glândulas, o tecido adiposo e conjuntivo e, as enfermidades desse temperamento podem tender para estados crônicos. Como a porcentagem do elemento “úmido” é inferior, há necessidade de combustão, força muscular e diluição das substâncias. Esta condição (oxigenação, calor, força motora por exercícios físicos, etc), é própria do temperamento bilioso, que neste caso é de menor porcentagem. A doença crônica desta pessoa de acordo com o diagnóstico médico é o seguinte:
Análise da Radiografia – Lesões císticas com rebordos esclerosados subcorticais na cabeça femural direita. Pinçamento articular evidente. O quadro radiológico sugere processo articular degenerativo da coxa femural direita. Imagens de aspecto cístico na cabeça femural e ílio logo acima do acetábulo. Doença articular degenerativa. Osteoesclerose no rebordo articular e diminuição do espaço na articulação coxa femural direita. Osteoartrite.
Interpretando a casa IV, podemos dizer o seguinte: De modo geral a saúde desta pessoa vai depender também de sua estabilidade emocional (Vênus em Gêmeos em conjunção com Lua em Câncer), por intermédio de um comando racional, para manter as boas condições do organismo. A Lua na casa VI, que rege os “costumes” também vai confirmar essa situação (Mercúrio regente da VI e IX, na casa VIII).
Lua (em Câncer) em quadratura com Saturno (em Áries): Teria essa pessoa problemas de ordem digestiva? Aparentemente não! Mas... o processo digestivo vai implicar nas doenças. O metabolismo digestivo (movimentação e fermentação) realizado pelo estômago é poderoso, pela alta concentração de calor (Saturna em Áries na casa IV e Plutão em Câncer). Quando o quimo desce ao intestino (na parte inicial), o processo digestivo se completa com facilidade, formando as substâncias nutritivas que irão para o organismo. Já os líquidos no estômago estão mais sob a forma de vapor, pela alta temperatura (isso é apenas uma analogia e também não devemos confundir “vapor” com gazes), pois a maior parte dos líquidos é absorvida pelo intestino (funciona assim como um alambique).
É bastante válido considerar (principalmente numa análise de saúde) que um planeta em aspecto variável (em quadratura com um e em trígono com outro qualquer), geralmente vai subtrair energias daquele com o qual faz bons aspectos, ou então refletir “nele”, uma certa condição negativa.
Neste exemplo temos: Saturno em quadratura com Lua; a digestão se realiza mais a seco, porém não vai haver dificuldade digestiva, porque recebe auxílio do Sol e de Marte. O trabalho estomacal dessa pessoa é análogo a um processo alquímico (Plutão em Câncer). Ela pode comer o que quiser e o efeito não vai refletir nesse órgão. O fígado, sim, vai sofrer as conseqüências (Plutão oposição Júpiter), mas, por vias indiretas, sob os sintomas de dores de cabeça (Saturno regente do Ascendente em Áries e Júpiter no Ascendente). Há necessidade de se evitar os alimentos mais tóxicos como enlatados, etc. A Casa VI (Gêmeos / Câncer), pode indicar problemas de locomoção por uma situação crônica (Saturno válido tanto para a III como para a IV casa). A casa XII é Sagitário (os músculos).
O aspecto relativo à artrose pode ser considerado como um problema provocado pelo próprio mecanismo orgânico, ou temperamento da pessoa. Possivelmente, a parte esclerosada na região do fêmur teve origem nos próprios tecidos (com tendência a armazenar gorduras), onde o processo digestivo descrito e o temperamento linfático vão indicar essa origem.
Em conformidade com os 144 Padrões: podemos salientar o planeta Marte que se encontra a 27.47 de Escorpião, grau associado ao padrão da Reverência (141) – fator regente (entre outros assuntos) das articulações -, maiores detalhes podem ser encontrados em: Estudos de Númerologia sobre James Naismith. Saturno (em quadratura com Marte) a 4.37 de Áries está no grau da Eternidade (18), que implica em: sempre; demora e também em estados crônicos.
Os tratados médicos descrevem a artrose dos quadris como uma alteração que ocorre nas partes que integram a articulação: cápsula, ligamentos, membrana sinovial, cartilagens, etc. Muitas vezes essa irregularidade ocorre por um desgaste natural das articulações. Há casos em que o problema surge “na hora do parto”, onde partes ósseas sofrem uma luxação. Neste caso a criança deve ser tratada antes do quarto mês de vida. Os sintomas porém, só aparecem por volta dos 30 ou 40 anos. Existe a artrose provocada por problemas “circulatórios locais”, mas também pode ser adquirida pelas fraturas intracapsulares no colo do fêmur. As pessoas com esse tipo de problema necessitam de repouso e redução do peso, para evitar a degeneração. O processo degenerativo pode requerer uma cirurgia, onde a medicina procura restabelecer as condições normais da articulação pela colocação de uma prótese em substituição à cabeça do fêmur.
Dados do Mapa Astrológico:
Tema Feminino: artrose nos quadris (requerente de prótese)
Data Nascimento: 3 / 8 / 1937 – Hora: 16.15
Long. 48.26 w – Lat. 22.52 S
Asc.: 20.18 Capricórnio
MC:13.19 Libra
Sol: 11 Leão
Lua: 4.31 Câncer
Mercúrio: 4.25 Virgem
Vênus: 28.46 Gêmeos
Marte: 27.47 Escorpião
Júpiter: 20 Capricórnio
Saturno: 4.37 Áries
Urano: 13.37 Touro
Netuno: 17.16 Virgem
Plutão: 28.08 Câncer
Elementos:
Quente e úmido – 55 + 110 – Temperamento Sanguíneo = 165
Quente e seco – 55 + 85 – Temperamento Bilioso = 140
Frio e úmido – 80 + 110 – Temperamento Linfático = 190
Frio e seco – 85 + 80 – Temperamento Nervoso = 165