quinta-feira, 2 de dezembro de 2010

O Trígono

O Trígono

ESTUDOS ASTROLÓGICOS: Interpretação
Anterior: Definição de Aspectos
O Circuito Astrológico: O Trígono




O Trígono

O trígono vai manifestar uma energia capacitiva e estática (estabilizada), mas disponível dentro de um manancial quase inesgotável, a favor dos planetas em questão.

A explicação é a seguinte: como no trígono existe uma configuração geométrica entre elementos da mesma espécie (água com água, fogo com fogo, etc) matematicamente se assemelha a uma multiplicação.

Por exemplo, um planeta em Áries em trígono com outro em sagitário:

Áries fogo:      quente, seco
Sagitário fogo: quente, seco
2 (fogo) (quente, seco) x 2

Representa uma força multiplicada, ou uma potência intrínseca ao temperamento que condicionar. Temperamento é uma combinação de qualidades assim:

Quente – Seco: fogo - temperamento: Bilioso;

Quente – Úmido: ar - temperamento: Sanguíneo;

Frio – Seco: terra - temperamento: Nervoso;

Quente – Úmido: água - temperamento: Linfático.


Como já foi dito anteriormente, para os elementos de fogo, terra, água e ar não se deve indicar nenhuma palavra – chave, porque representam muita coisa e, o mesmo ocorre com os temperamentos. A síntese de um temperamento vai depender dos signos e outros fatores que deram origem, mas de modo geral pode ser visto da seguinte forma:

O Bilioso tem uma capacidade atuante;

O Linfático tem uma capacidade receptiva;

O Sanguíneo tem uma capacidade contagiante;

O Nervoso tem uma capacidade atenuante.

O trígono então vai ter uma característica de força integrada a outra, de modo que a energia flui reciprocamente, auxiliando, alimentando, apaziguando as dificuldades de um dos pontos. Representa também o sincronismo energético, por isso pode atenuar uma oposição ou quadradura que houver com um dos planetas em questão.

Exemplo:




Áries fogo: quente, seco
Libra ar:    quente, úmido
                 quente      Ø

Um planeta em Áries em trígono com outro em Sagitário, mas em oposição com outro em Libra.

A oposição neste caso iria anular do signo de fogo – de Áries – a qualidade seca, mas o trígono restitui esse valor qualitativo, mantendo o temperamento bilioso na questão. O importante aqui não consiste em interpretar o aspecto em conformidade com as qualidades dos planetas (não importa o significado de cada planeta), e sim – entender – a teoria sobre o trígono pela lógica dos temperamentos. Por analogia, cada tipo de aspecto funciona com se fosse uma espécie de circuito – eletrônico - entre os planetas, em razão do temperamento de cada signo; e o trígono representa o tipo de “conexão” em harmonia (mais bem sucedido).


(continua)