sexta-feira, 17 de setembro de 2010

A Quarta Casa

MITOLOGIA E ASTROLOGIA: Mito de Câncer – A Quarta Casa
Anterior: Mito de Câncer - Interpretação

Este setor apresenta um texto original sobre um mito. Em seguida, sua interpretação conforme o sentido astrológico – pela caracterização de um Signo.





Mito de Câncer – A Quarta Casa


Conforme o mesmo processo utilizado na interpretação de outras casas, o triângulo (da individualidade) que caracteriza Câncer no Ascendente – indicativo natural de Quarta Casa -, contém os seguintes elementos:

A – Característica – Câncer – Casa IV (natural)
B – Ideal – Escorpião – Casa VIII (natural)
C – Essência – Peixes – Casa XII (natural)

Característica (A) - A principal característica da quarta casa consiste no fato de sua cúspide estar em oposição com o Meio do Céu, significando que, do ponto mais baixo do Zodíaco – onde ela se localiza -, brota a semente, a nova oportunidade e a reencarnação. Câncer seu representante natural é signo de água, noturno, receptivo e sensível. A Lua, seu regente, nutre como mãe, acompanhando o crescimento das espécies geradas. O instinto perpétuo de proteção se manifesta no gênero feminino – de todas as espécies da natureza – através desse signo; pois todo ser requer desse indispensável cuidado – de mãe. Um signo cardinal se relaciona com o tempo presente; Câncer representa o “presente oportuno”, como renovador das emoções através da Lua – que determina a mutação de influências.
Ideal (B) – O livre atuar da quarta casa está em Escorpião; daí se extrai que a infância (Câncer) termina quando se manifesta a força sexual (Escorpião); força implicada – embora - num instinto, fica sob a total responsabilidade da pessoa (livre escolha). A Essência (C) da quarta casa está no signo de Peixes; a essência da “oportunidade de reencarnação”, a essência de familiaridade, se encontra num fator cármico (Peixeis); onde pelas perfeitas leis naturais – pelas coordenadas celestes -, nasce e cresce – a semente de uma nova vida -, no exato local e apropriado invólucro (para esse nascimento). Aqui se encontra a reconciliação entre psicologia e espiritualidade: o elemento humano nasce portador de um fator cármico, é recebido como filho em família apropriada, onde se encontra o modelo de formação psicológica congênere ao tipo de consistência que o cérebro temporal (complexidades) requer, para ter um caráter consentâneo – em razão de sua missão terrena.
Peixes (C) “o carma” = (A) Câncer “quarta casa” x (B) Escorpião
A entidade que se reencarna poderá alcançar sua redenção – mesmo estando endividada carmicamente -, se realizar a transformação necessária - pela evolução espiritual – através de comando dos instintos anímicos, chave para essa realização.

O triângulo implicado na objetividade da quarta casa é formado por:

Leão (A) – A sustentação da quarta casa está associada com Leão; a reencarnação sustentada pela livre decisão; indicando que a pessoa ao tomar posse de seu invólucro terreno adquire – novamente - a total liberdade para sua evolução; não importando mais os erros anteriores; pois a oportunidade concebida em Câncer (Pureza) está assegurada pelo padrão centralizador de Leão. A Saúde (B), a capacidade ou ferramenta da quarta casa está no signo de Sagitário; a dedicação da alma se encontra numa graduação superior; a condição hereditária – inclusive de saúde - está no fator sangüíneo; pois, a qualidade vital e outros elementos do sangue implicam na formação de temperamento. A origem (C), a oportunidade e outros fatores da quarta casa, tem sua culminância em Áries – que determina o corpo físico, o caráter, a característica, etc. A grande realização (em Áries) da quarta casa está na obtenção da própria força vital (Câncer gera Áries que representa o sangue); a pureza representada por Câncer gera o dinamismo; o fator emocional sustenta a coragem e a confiança; indicando também que como princípio da feminilidade gera a qualidade masculina (Áries). Para a reencarnação, a nova oportunidade, a nova vida, o corpo físico – ou invólucro terreno -, se encontra no signo de Câncer tal condição. A vida terrena – por pior que possa parecer – reflete apenas a oportunidade (Câncer), embora complexa devido a “sensação” de se encontrar entre liberdade e responsabilidade (mescla).

O triângulo do relacionamento da quarta casa é formado por:

Virgem (A) – A comunicação da quarta casa está implicado com o esforço; a linguagem do sentimento – ou da emoção – é sempre crítica (esforço); a linguagem da “família” quase se restringe na manutenção de costumes e saúde; caprichoso, em termos de relacionamento implica em detalhes – tornando crítico seu fator de euforia emocional. Capricórnio (B) – Os vínculos da quarta casa estão em Capricórnio; as consolidações importantes de um indivíduo, na consideração de sua família, estão relacionados com profissão, destaque social ou fator de ordem conjugal; a origem, a oportunidade, a reencarnação e a família (elementos de Câncer), mantém vínculos com uma autoridade, um chefe de estado ou a um plano mais elevado, onde ficam sob esse regime. Touro (C) – Isso representa a condição natural de preconceito familiar por questão das ligações de amizade; assim, Câncer deve manter Touro, que representa o valor, na casa dos “amigos”,da fraternidade, do magnetismo e do ilimitado.

O triângulo do destino é formado por:

Libra (A) – A oportunidade da quarta casa (família) está em Libra; a família se inicia com um vínculo em Libra (casamento); a reencarnação tem sua origem em Libra, a associação da alma com o corpo físico; para a quarta casa, Libra representa a associação de grupos da “mesma espécie”, que se relacionam através dos “sítios” de almas afins; então, a reencarnação tem origem quando uma mulher gestante atrai – daqueles planos da alma ou “sítio” de sua própria espécie – a alma que terá como filho, sendo justamente, aquela com a qual está vinculada carmicamente. Aquário (B) – A oportunidade de redenção do carma está no atuar das associações espiritualmente afins; Aquário na oitava casa (o inconsciente) ressalta a intuição – uma das principais funções da quarta casa.
Gêmeos (C) – A prisão da quarta casa está no signo de Gêmeos; a oportunidade, a reencarnação, a característica familiar e a origem dependem do aprendizado – adaptação; uma limitação – necessária – simbolizada pelo relacionamento primário de Gêmeos – por indicar iniciação na “escola da vida”-, onde o raciocínio – em desenvolvimento - deve predominar sobre a intuição; os instintos conservadores do “cérebro temporal” prendem o espírito na matéria – na família ou nas funções vegetativas -, pois os interesses terrenos são determinantes; essa casa XII indica também a escola ou “rua” – como cotidiano da personalidade reencarnada -, onde as influências implicam na redenção ou na ampliação do carma individual, representado pela quarta casa.

O Signo de Câncer se encontra no Zodíaco sob o regime do Modelo Universal da Pureza, que como hierarquia mantém os seguintes (termos relativos aos números):

10 – Pureza; 22 – Intransponível; 34 – Familiaridade; 46 – Popularidade; 58 – Intimidade; 70 – Castidade; 82 – Vergonha; 94 – Autenticidade; 106 – Comiseração; 118 – Sensatez; 130 – Louvor, 142 – Moral.  

(continua)



.