terça-feira, 21 de setembro de 2010

Síntese dos Aspectos

ESTUDOS ASTROLÓGICOS: Interpretação
Anterior: Os Aspéctos





Síntese dos Aspectos


Como já foi esclarecido, não importa a condição de um planeta estar em aspecto com outro – nesse ou naquele signo -, pois um aspecto é determinado pela distância em graus e não por signo, mas a separação entre signos pela triplicidade da cruz, faz com que se torne claro o sentido desses aspectos.

É bom que seja consultado o gráfico da triplicidade da cruz, para melhor entendimento durante um estudo sobre aspectos. Por exemplo, Áries, o primeiro signo da cruz cardinal, de água, “tempo presente”, pode entrar em aspecto de sextil com Gêmeos, signo de ar, mutável, “tempo passado”, significando que esse aspecto promove um dinamismo com as experiências adquiridas num passado recente (desta vida) se manifestando como habilidades ou recursos intelectuais primários de grande valor – para se comandar o impulso de Áries.

Áries, em quadratura com Câncer – fogo e água se anulam -, a manifestação reflete uma luta de “presente impulsivo” entre “presente oportuno; os reflexos se tornam incontroláveis diante de fortes emoções.

Áries em oposição a Libra: É muito importante entender este aspecto, pois vale dizer que Áries, fogo, e Libra, ar, em primeira instância seria uma boa combinação, pois o ar alimenta o fogo (assim como foi demonstrado que Gêmeos – ar – auxilia Áries – fogo -), mas assim não ocorre, pois os dois sendo signos cardinais, ou melhor presente – presente, o fogo (neste caso) busca o ar violentamente e o ar, ativado, se inflama de forma incontrolável. Simboliza o conflito que surge pelo relacionamento do eu e do tu. No caso do ar de Gêmeos sobre o fogo de Áries, o ar é sutil, “tempo passado” (de outro nível) e a ativação é suave e até apaziguadora – sem danos nem conflitos.

Áries em trígono com Sagitário: o fogo ativado no “tempo presente” se relaciona ao impulso equilibrado, em função de experiências do “tempo passado” – em outras encarnações -, pelas ocorrências análogas, que devem ser úteis – em termos de maturidade – quanto ao sentido atual; pois equivale ao desenvolvimento nesse setor – meios de controle e defesa; aspecto bastante suave diante dos conflitos que se tiver de enfrentar.

Áries em trígono com Leão: O impulso do “tempo presente” é dominado pelas aspirações do “tempo futuro”. O “tempo futuro” vale como alegria, entusiasmo e emoção, para quem precisa enfrentar as dificuldades do “tempo presente”.

Com os outros signos é possível aplicar o mesmo sistema e encontrar outras analogias dentro do mesmo padrão de validade. Mas não seria necessário descrever aqui todos os aspectos entre signos, embora seja aconselhável realizar consultas de acordo com a figura da triplicidade da cruz, em relação aos demais; usando a intuição e o raciocínio, observando as possibilidades e significados. A finalidade consiste – exclusivamente – em dar a “chave” de como interpretar os aspectos planetários de forma lógica, coerente e óbvia.






Aspectos Menores

Os aspectos menores também são importantes, pois servem principalmente para reforçar o que foi  constatado em outras configurações do mapa astrológico. Geralmente, devem ser pesquisados apenas em relação aos elementos mais importantes do mapa astral, como: Ascendente (ASC), Meio do Céu (MC), Sol, Lua, Planeta Regente, etc.

O Vigíntil – 18 graus

O Quíndicil – 24 graus

O Semi-sextil – 30 graus

O Decil ou semiquíntil – 36 graus

A Semiquadratura – 45 graus

O Quintil – 72 graus

O Tredecil – 108 graus

A Sesquiquadratura – 135 graus

O Biquíntil – 144 graus

O Quincúncio – 150 graus

(continua)