sexta-feira, 7 de janeiro de 2011

A Quadratura

A Quadratura
ESTUDOS ASTROLÓGICOS: Interpretação
O Circuito Astrológico – definição dos Aspectos: A Quadratura
Anterior: O Trígono





A Quadratura

A quadratura é uma associação energética atuando sob a condição de um resultado dispersivo dentro de um trabalho arriscado ou inseguro. Representa uma energia que se manifesta como impaciência, apelação, precipitação e impetuosidade. Por exemplo:

Um planeta em Áries em quadratura com outro em Câncer:

Áries, fogo   (bilioso) quente seco cardinal
Câncer água (linfático) frio úmido  cardinal
(-)                             (-)      =  2 x cardinal

A demonstração algébrica resulta numa anulação dos valores de quente, frio, seco e úmido, quer dizer, o temperamento bilioso não se harmoniza com o linfático. A situação seria, como se o “modo de agir” da pessoa (Áries) se associasse às próprias emoções (Câncer) tendo como resultado um ato de precipitação. O fato é que essas duas forças estão ativando elementos defasados, ou seja:

1a fase: Áries (cardinal); Touro (fixo); Gêmeos (mutável);
2a fase: Câncer (cardinal); Leão (fixo); Virgem (mutável); (etc).

São quatro fases – ou ciclos – do Zodíaco, onde cada uma se inicia com o cardinal, atinge o máximo no fixo e termina no mutável, dando início ao novo ciclo. A palavra chave da quadratura seria:

Defasagem – ou o ato de avançar um ciclo antes de determinar ou completar, satisfatoriamente, o anterior. Dentro da estrutura dos elementos, cada um terá seu significado sutilmente diferenciado pelos tipos de temperamentos que conectar. São quatro os tipos de quadraturas:

Signos de fogo com signos de água;

Signos de água com signos de ar;

Signos de ar com signos de terra;

Signos de terra com signos de fogo.

A quadratura de um planeta num signo de fogo e outro em signo de água (bilioso x linfático) tem como palavra chave: Defasagem Exacerbada. Os dois planetas trabalham em conjunto, mas dada a divergência de temperamentos, atuam sob “tensão energética”.

A quadratura de um planeta num signo de água com um outro em signo de ar tem como palavra chave (linfático x sangüíneo) Defasagem Imponderada. A energia flui de um para outro, imprudentemente, e a falta de responsabilidade ou “desleixo” pode se manifestar em ambos os setores (casas) - em que cada um dos planetas se encontra.

A quadratura de um planeta num signo de ar com outro em signo de terra tem como palavra chave: Defasagem volúvel. O intercâmbio entre os dois planetas se dá de forma que a energia se desvanece, manifestando improdutividade para cada um dos setores em que se localizam (casas). Ela representa uma “perda de tempo” ou “birra”da personalidade.

A quadratura de um planeta num signo de terra e outro em signo de fogo tem como palavra chave: Defasagem Incompatível. Os dois planetas estão associados, num trabalho energético inadequado, onde o que flui de um para o outro é desproporcional ao requerido. Representa para a personalidade de um tema, uma característica de arrogância.

A quadratura Estimulante

Algumas quadraturas podem servir de estimulo. É claro que indicam dificuldades, mas são transmutáveis pelo esforço e dedicação; são aquelas que possuem uma qualidade harmônica de seco ou úmido, ou seja, aquelas que ocorrem entre signos de ar com água ou em signos de fogo com ar. Exemplo:

Signo de ar e de água:

Câncer: frio   úmido
Libra: quente úmido
(-)      =   2 x úmido

Escorpião: frio   úmido
Aquário: quente úmido
(-)          =   2 x úmido

Signos de terra e fogo:

Touro: frio    seco
Leão: quente seco
(-)       = 2 x seco

Capricórnio: frio seco
Áries:      quente seco
(-)             = 2 x seco



(continua)