sábado, 24 de abril de 2010

Cálculo Qualitativo de Premissas

ESTUDOS ASTROLÓGICOS: Interpretação Astrológica






Cálculo Qualitativo de Premissas

De acordo com a lógica formal - que apesar de já estar superada (conforme foi visto em: Lógica Relativa ou Natural), ainda assim pode ser utilizada no estudo de símbolos astrológicos -:

Premissas são afirmações inerentes a um silogismo. Quando se estuda um símbolo é preciso formar uma preposição (afirmação provisória) para se chegar a uma conclusão de seu significado. Geralmente se torna possível encontrar uma afirmação dentro de um Conjunto Universo (premissa maior) e outra em função de uma individualidade (premissa menor), termos estes, que podem determinar uma conclusão (silogismo). Para que essa primeira afirmação não seja aleatória, é preciso fazer o “cálculo das premissas”da seguinte forma: se dentro do “conjunto universo de movimentação perpétua das coisas”existe uma possibilidade de localização de um dado elemento do conjunto, então deve existir uma lei que rege esse movimento.

Tal lógica implica no seguinte princípio: Lei de atração entre Análogos e Homólogos. Os elementos análogos se atraem e se agregam dentro de um limite específico e, se sendo homólogos se unem, formando uma terceira manifestação, também análoga aos mesmos. Os análogos podem ser relativos num conjunto universo ou semelhantes numa individualidade parcial (de confronto) .
Os homólogos podem ser: consonantes ou dissonantes, ou melhor, amantes ou rivais, criando com isso toda a trama de movimentação. Como já disse Debussy: “Todas as doze notas da escala cromática se combinam entre si”. Então, todos os elementos podem ser homologados (como amantes ou rivais), é claro, se pertencerem ao mesmo conjunto.
O raciocínio para o cálculo de premissas deve ser o mais simples possível, pois os elementos (materiais, astrais, mentais, humanos, simbólicos, etc), dentro de suas possibilidades, procuram a forma mais cômoda para a adaptação, ou melhor, para a homologação. Num cálculo qualitativo estando de posse de pelo menos dois símbolos, se torna possível somar, subtrair, multiplicar, dividir e quem sabe utilizar se de cálculos mais complexos, sempre é claro, dentro do bom senso. O raciocínio é idêntico ao utilizado na matemática aplicada.
Como são apenas “símbolos”, necessariamente, é preciso encontrar um denominador comum entre ambos. Exemplo:

Signo de Câncer; Signo de Escorpião – elementos de água (denominador comum).

Soma: Câncer + Escorpião + Peixes = muita água (síntese)

Neste caso, se encontra a água em seus três níveis: água ácida, básica e sálica – o que pode ser estudado conforme: Fundamentos Qualitativos do Triângulo. Se a soma implica em síntese, a subtração resulta num sentido analítico:

Câncer – Escorpião = ao fator que homologa a água num sistema quer digestivo com outro de excreção.

Na multiplicação se encontra o fator potencial estabilizado:

Câncer X Escorpião X Peixes = ao equilíbrio da água no movimento perpétuo (água digerida, destilada e absorvida.

A divisão qualitativa em astrologia tem mais utilidade, como raciocínio aplicado aos pontos progredidos de um tema; onde se torna possível encontrar a menor analogia simbólica possível, que cumpra aquele aspecto. Por esse meio é possível encontrar elementos ideais para a “sublimação” de aspectos em conflitos, que estão ocorrendo naquela fase progredida – situação:
Uma quadratura por progressão pode ser abrandada se for cumprida sua mínima exigência simbólica naquela fase. Mas é necessário muito cuidado e bom senso para valer se da divisão qualitativa entre símbolos.

Em astrologia, devido a sua complexidade, é preciso utilizar o “cálculo de valores qualitativos” – sutilezas por analogia -, valendo-se de premissas menores, onde uma premissa maior deve confirmar a resposta ou o resultado final obtido.
O mapa em seu todo é como uma premissa maior, por isso, não é fácil entender o mecanismo global de um tema; quando não se encontra um ponto de partida como determinante.
Entretanto, existe um elemento que pode ser fundamental para o início da pesquisa: o ascendente.

Esse elemento, o ascendente, fonte de todas as manifestações é o laboratório de todos os experimentos indicados no mapa, então é preciso ser estudado da melhor forma possível, para saber como ele corresponde, em cada situação que se encontrar.
Na hora do nascimento, pela qual se determina o ascendente, a força energética latente, necessita de uma condição limitante que condense tal potencialidade para a manifestação física.
Para essa condição resultante, então surge simbolicamente a cruz, que representa a mais densa forma de restrição energética, ainda dentro de uma possibilidade de ação. Essa possibilidade de ação sob a forma tridimensional, material, já dentro do plano terreno, sem sua completa autonomia – antes que ocorra a sua adaptação necessária -, é o ascendente (representante do corpo físico).




Na interpretação do ascendente - à princípio -, este deve ser considerado como um elemento “enredado” na cruz, ou seja, com um signo oposto e dois outros em quadratura (essa simbologia facilita o entendimento sobre um signo ascendente). O ascendente em si e seus regentes representam uma síntese – portanto vale como uma premissa maior. As condições dos regentes – que podem estar em outros signos – e seus aspectos, indicam formas de atuações do ascendente.
Com dois signos na primeira casa – indica mudança no caráter conforme as condições em que se encontram seus regentes.
Os graus do ascendente, dos regentes, dos outros planetas e das outras cúspides (casas) implicam em detalhes; que são indicados conforme a lógica dos 144 números.


Este texto – escrito em 1983 - está sendo reapresentado porque: tal conhecimento foi de crucial importância para a descoberta dos 144 números.

(continua)


Legado utilizado como bordão:

“Todo conhecimento que não pode ser expresso por números é de qualidade pobre e insatisfatória” (Lord Kelvin).