sábado, 26 de novembro de 2016

Saturno em Trânsito V



ESTUDOS ASTROLÓGICOS: Saturno em Trânsito V







Interpretação de Saturno em Trânsito

Na continuação deste estudo (após interpretação anterior do Ascendente) sobre Saturno em Trânsito, segue conforme a explicação de Stephen Arroyo pela passagem desse planeta em cada Casa do Mapa no período:

Casa II

Quando Saturno entra na segunda casa termina o período caracterizado pela preocupação com a própria identidade. E verifica-se muitas vezes uma acentuada sensação de alívio, bem como um sentimento mais forte de que agora o essencial e voltar-se para o trabalho e produzir melhor. Muitas pessoas exprimem essa alteração de influência, dizendo no momento, algo parecido como, o fato de já ter se esgotado o assunto de ficar pensando muito em si próprio, sem resolver quase nada com isso; numa situação desgastante que seria perda de tempo insistir nessa questão analítica saturada.  O estimulo atual é voltado para o mundo real, algo bem definido cuja vontade realmente significa um grande interesse de ganhar muito dinheiro; esse seria o novo modo de pensar do indivíduo. Por isso, por esse trânsito o interesse principal é para estruturar a situação financeira e investir no aumento ou racionalização de rendimentos, poupança e demais formas de ganhos nesse sentido. Trata-se habitualmente, de um período em que a pessoa tende a pôr em prática os planos para um novo negócio, a especular formalmente sobre o assunto, ou a desenvolver treinamento objetivo a fim de se garantir em vista dessa situação. Por uma visão global da situação, significa o esforço de fundar os alicerces da segurança e da estabilidade no mundo material; ainda que o rendimento do indivíduo possa não ser suficiente, enquanto se dedica a esses esforços preparatórios, conquanto possa haver forte ansiedade pelo dinheiro ou outros fatores similares acerca dessa posição, especialmente com respeito a dívidas, pobreza ou grandes tribulações até com certo exagero. A maior parte das pessoas indiscutivelmente sente de fato a pressão conforme o significado de Saturno, se mantendo precavidas nessa área de suas vidas, por isso mesmo quase sempre, contornam a situação dessa fase, sem riscos de desastres financeiros graves. Geralmente, o analista de previsão astrológica, deve ainda se deparar em razão dos específicos mapas astrais em fatos isolados, com casos relevantes de lucros, atividades notavelmente prósperas e outros tipos de ganhos inesperados, cujas possibilidades por observada experiência do período têm sido constatações significativas amiúde.
O que muitas vezes acontecem, durante essa passagem na vida é que, as necessidades financeiras se tornam mais reais, e algumas experiências práticas acerca da sobrevivência são assimiladas com facilidade pela pressão do fato. O nível de capacidade para satisfazer as necessidades materiais no princípio dessa fase será de grande impacto como sensação, pelo resto das situações que se terá de enfrentar. A primeira regra pelo bom andamento das influências consiste em manter-se ciente de que, as coisas de Saturno se processam com lentidão, mas de forma segura. E que, os benefícios materiais sucedidos, podem eventualmente resultar de uma perspectiva exata, com muita paciência nas questões práticas. Os lucros podem não ser aparentemente imediatos, mas caso a pessoa estabeleça uma estrutura segura, entretanto sem economia de efeito momentâneo, com os gastos aplicados pelo êxito do negócio, aquilo que edificar tende a perdurar progressivamente, durante muitos anos. O trânsito de Saturno pela casa II, não se limita em seu significado às coisas materiais, contudo, nessa área da vida a sensação genérica pela maioria das pessoas, propriamente condiz com o resultado por essa explicação. Pode-se concluir seguramente que, se trata de uma ocorrência experimentada com lenta, mas segura acumulação de todos os tipos de recursos, quer materiais, quer psicológicos, que podem contribuir para com a confiança pessoal, baseada no apoio encontrado e força pelo enfretamento das situações na busca de recursos, que se procuraram solucionar com motivação ao longo da vida.        
 Para o estudante, em termos de pesquisa astrológica, é interessante avaliar de que modo foram aplicados os talentos pessoais, habilidades, e as idéias com inteligência especificamente no passado (pois a casa II representa a casa XII para a casa III); se foram úteis e producentes ou se demonstraram efeitos impraticáveis. Se forem considerados válidos os resultados anteriores, deve se tornar de alguma forma estimulante, pela provável consolidação da situação financeira com os novos projetos, eficientemente, quando Saturno começar a sair dessa casa.        



Casa III


Quando Saturno inicia sua travessia na casa III, a sensação de excessiva ocupação com questões a serem resolvidas com urgência e a atenção minuciosa exigida pelos cálculos inadiáveis, estão ficando fora de cogitação, permitindo que a energia e o foco dos pensamentos se voltem mais para o interesse atual de nova aprendizagem, melhor preparação profissional, conforme influência concebida no deleite por boas leituras e informações, e através de relacionamentos e o incentivo de outrem, para poder conhecer o valor de outras idéias. Este período, realmente reflete uma situação menos pesada, do que com o trânsito de Saturno pela casa da Terra, anteriormente, mesmo sendo de relativa importância essa fase conforme a casa III, pela qual depende de a pessoa estar se orientando num nível intelectual mais aguçado, em dedicada atividade envolvendo comunicação e viagens. Existe muitas vezes, um interesse motivado por influências do acaso, orientado para afazeres despreocupados, com o tempo exposto ao lazer, consumido no entretenimento, sob desculpas consigo próprio de estar realizando buscas importantes pela necessidade de novos conhecimentos, aparentemente principais. É um período que, pelo seu bom aproveitamento, exige-se evitar distração e descuido com os afazeres importantes, com melhor comando dos pensamentos e concentração na aprendizagem como essencial atualização do saber, sobre fatos novos, idéias, talentos, o exercitar de habilidades, em profunda praticidade na expressão de inteligência. Trata-se de uma fase excelente para a investigação, ou qualquer gênero de dedicação ao pensamento profundo, geralmente, com esforço dirigido ou pela capacidade estruturada em planos educacionais próprios, ou métodos desenvolvidos com estudos, ou técnica ao modo de expressão das idéias pessoais. Durante essa influência astrológica, muitas pessoas verificam que estão se mantendo acordadas até mais tarde, em razão de leitura; e algumas constatam uma alteração no seu método de comunicação, por vezes, até mesmo pela alteração no seu tom de voz. Tais mudanças são causadas pela sensação de que seja necessário construir uma estrutura mais sólida sobre a qual se baseie suas idéias e opiniões, através propriamente de sua nova comunicação. Por isso, muitas vezes o indivíduo se dedica mais a atividades educacionais ou a investigações particulares, que possam servir para esse objetivo. De fato, embora muitas das idéias, fatos e técnicas aprendidas nessa fase, possam não ter grande serventia no futuro, o condizente entrelaçamento possibilitado em aberto para novos planos e realizações com base intelectual, proporcionam a real habilitação e o profundo conhecimento geral da pessoa.                 
Em muitos casos, trata-se ainda de um período de viagens, resultante talvez de exigências profissionais, deveres familiares, ou de outros motivos e responsabilidades.

(continua)