domingo, 27 de setembro de 2015

A Lua Progredida

A Lua Progredida
ESTUDOS ASTROLÓGICOS: A Lua Progredida




Interpretação da Lua Progredida

Para a interpretação da Lua progredida, diferenciadas aplicações práticas de autores experientes se adaptam nos conformes das direções secundárias, cujos métodos se encontram como opções ao astrólogo pelas ordens de previsões.
O procedimento mais simples e usual consiste em reconhecer a Lua apenas em idêntica condição aos demais pontos comuns progredidos do mapa, os quais se concluem para a interpretação por aspectos; principalmente nos casos de retificação da hora do nascimento, cujos cálculos se estabelecem com exatidão (conforme a precisa data de um evento significativo).
Pelos cálculos simplificados (por expressão do período anual) o sistema permanece como válido desde que, se aplique a condição sistemática do orbe (tolerância em graus) para as aproximações relativas dos aspectos (com quaisquer pontos radicais importantes da carta), os quais variam conforme o critério do astrólogo, em cujo resultado não se reconhece a data do evento com precisão.
Alguns avaliam essa aproximação em função de tempo, que resulta numa tolerância de dias (para mais e para menos) sobre os aspectos da Lua progredida.

Por esse sistema a Lua progredida, em síntese se identifica pelos seguintes significados:

Em bons aspectos indica sensação de harmonia emocional e bom temperamento; viagens curtas agradáveis; relacionamentos favoráveis no trato com o público ou mulheres.

Em caso negativo representa instabilidade emocional; impopularidade; problemas digestivos; indicação desfavorável para viagem e mudanças.

Outros astrólogos preferem interpretar a Lua de um período através das Revoluções Lunares (mensais).
A Revolução Lunar também se justifica para a avaliação do período de um mês, por se estabelecer pelo simbolismo de um trânsito; nos conformes (em graus) da Lua radical.

A interpretação da Lua conversa (ou pré-natal) também se qualifica como fundamento importante para a identificação de um período; tanto pelo resultado exato quanto conforme o cálculo simplificado.  
Por esse direcionamento analítico, se encontram influências especialmente subjetivas, determinantes de ordens emocionais (íntimas), condições psicológicas relevantes; pelo significativo (quase sempre transitório) que se justifica como fase pessoal.
Sendo que, por esse cálculo da Lua (na ordem conversa) utilizado para a retificação da hora do nascimento, o efeito de ordem objetiva também se justifica notável; como por exemplo, pela identificada data de casamento (em tema masculino); ou na expressão de maternidade (em caso feminino).
No entanto, existem outras técnicas analíticas por definições diferenciadas, propriamente como efeitos especiais reconhecidos pelas progressões lunares.

Stephen Arroyo esclarece que, independente dos aspectos da Lua progredida (no modo direto), a casa na qual se encontra influi na variação de temperamento, sob considerações analíticas especialmente subjetivas.
Pela sua teoria, o ingresso da Lua progredida em novo setor do mapa, implica numa etapa de recapitulação pessoal de ordens evolutivas emocionais, cujas manifestações psicológicas especiais do período visam outros direcionamentos nos conformes do mesmo indicativo da casa.
Desse modo, quando a Lua progredida muda de casa, pelo quanto se identifica com a alimentação (por definição) do local, o setor se revigora para a projeção de seus indicadores específicos, os quais se manifestam como interesses pessoais renovados durante essa fase.
Nesse sentido, o autor reconhece que, no início dessa etapa, quase sempre, necessário se torna decidir pelo rumo da atualidade, quanto ao expoente de nova direção (inspirada ou reconhecida na nova casa) dos antigos hábitos e costumes do cotidiano.

Em resumo, de modo subjetivo conforme a teoria se expressa, a Lua progredida assim significa por essa ordem de correspondência geral:

Casa I: início de novo ciclo, maior disposição, vitalidade, motivação, sensação de independência e confiança.

Casa II: interesses baseados em valores materiais, planejamento, avaliações econômicas e precauções de segurança.

Casa III: eloquência e maior desembaraço nas comunicações, versatilidade, necessidade de estudar e aprender, relacionamentos como momentos significantes.

Casa IV: período quase sempre de reflexão, afastamento para avaliação pessoal, sensibilidade e justificadas emoções (apenas íntimas).

Casa V: entusiasmo, expressão da vontade esclarecida, criatividade, determinação, reconhecimento social de amor e prazer.

Casa VI: análise e reavaliação pessoal em detalhes, inclusive na área de saúde, tendência ao aperfeiçoamento profissional, dedicação e esforços no trabalho.

Casa VII: intensidade pelas condições de expressão social, oportunidades renovadas por associações, ofertas de contratos sob vários aspectos, comprometimento, momentos de indecisão, ânimo competitivo.

Casa VIII: profundo reconhecimento de uma etapa na vida que, implica em modificações radicais; as quais dependem para cada caso, propriamente das configurações determinantes do mapa natal.

Casa IX: tendência significativa pelo próprio motivo de expansão, vislumbre de novos horizontes, idealismo (religioso ou metafísico); edificado por credulidade ou esperança pessoal, sob predominante influência filosófica.
  
Casa X: fase de direcionamento ambicioso, orientação pelo senso de responsabilidade, perspectivas com objetivos práticos, impulso para conquistas de ordens consistentes em termos profissionais ou por metas de elevação social.

Casa XI: fraternidade, integração por relacionamentos de amizade, filiação em sociedades com finalidades de interesse comum, envolvimento e aceitação de uma causa em benefício coletivo, conhecimento adquirido por ordens de sentido humanitário ou pela elevação global da civilização.

Casa XII: sensação de desconsolo pelo reconhecimento de pendências deixadas ao longo da vida (ou pela conclusão de mais um período lunar), isolamento espontâneo ou “reclusão” (conforme o caso), sentimento de solidão na carência de subsídios, prática da caridade ou de serviços voluntários, desorganização por indecisão ou exaustão com a confusão generalizada do próprio setor.

Para uma interpretação mais detalhada, além de considerar os aspectos do mapa, o signo da casa na qual a Lua progredida se encontra também se justifica, pelo quanto representa nessa avaliação do período (com mais minúcias sobre os assuntos).

(continua)