sábado, 16 de dezembro de 2017

Netuno em Trânsito VII








ESTUDOS ASTROLÓGICOS: Netuno em Trânsito VII

Interpretação de Netuno em Trânsito

Na interpretação de trânsitos a característica genérica do planeta conforme já foi explicado, é essencial no processo analítico astrológico das previsões.
Continuando nessa ordem, para o momento o assunto neste estudo provém do livro: “Astrologia, Karma e Transformação“ do autor Stephen Arroyo sobre o planeta Netuno.

O planeta Netuno simboliza a força que está em absoluto para além de nosso controle, pois se situa acima dos limites da razão ou de algo inatingível ao pensamento lógico. A única maneira pela qual Netuno pode ser inteiramente compreendido em essência é pela rendição à sua força, que se encontra por definição além dos limites comuns. Só quando nos fundimos com este planeta, isto é, passamos de nossos limites, podemos então conhecê-lo. Por isso Netuno está associado ao misticismo, ao mistério, a um sentido de unidade, ao desenvolvimento espiritual e a inspiração. Como também representa a ausência da forma, a ilusão, a dissolução, a imaginação e o idealismo. Por opinião, Netuno representa a ânsia de libertar o ego para outra fase de consciência psicológica para fugir de todas as limitações, quer de essência material com o seu tédio, quer as da personalidade e do ego. Claro que uma pessoa pode tentar a fuga através de sublimações construtivas ou degenerativas. Uma situação com Netuno pode significar evasiva ou fugitiva, ou indicar uma profunda percepção das sutilezas numa expressão extremamente compassiva.
A experiência individual na influência de Netuno simbolizada pelas configurações natais, posições de casas e trânsitos, são com frequência, caracterizada por um sentido de confusão, de incerteza, de flutuações e desdobramentos. É pelo menos assim parecido que, muitas vezes, se sente o indivíduo quando começa a enfrentar essa situação conscientemente, antes de se acostumar o bastante para ser capaz de manter o seu equilíbrio psíquico. Esta confusão resulta, em parte, da atitude comum que exige em cada nova experiência, necessárias adaptações com nossas categorias mentais basicamente condicionadas aos procedimentos antigos. É bem verdade que, nem sempre se pode ter êxito em condições de limitação com Netuno. Como poderia ser possível conter dentro dos nossos conceitos e estruturas de vida, tão limitados, aquilo que pela sua natureza não tem limites nem forma? Por outras palavras, a confusão ou sensação de desdobramento tantas vezes sentida em relação a Netuno, principalmente quando uma pessoa resiste à desintegração e dissolução inevitáveis de alguns padrões de vida ou de alguns aspectos da personalidade. Este lado negativo da manifestação de Netuno é também muito mais aparente, quando uma pessoa não está bem fixa no mundo material. Salvo se a pessoa tiver conseguido compatibilizar-se com as pressões, realidades e obrigações de Saturno, esta não estará suficientemente apoiada para enfrentar a intensidade e a perturbação causada por qualquer dos planetas acima deste, como Netuno. A falta desta integração com Saturno redundará muitas vezes, numa tremenda sensação de descontentamento ou, nalguns casos, como perturbações psicológicas que podem eventualmente levar a uma desintegração da personalidade em larga escala.         
Um exemplo da necessidade de firmeza com a realidade prática como equilíbrio complementar durante um trabalho físico ou espiritual, encontra-se na autobiografia de C. G. Jung, Memories, Dreams, Reflections. Neste livro ele escreve que a única coisa como meio de sua transformação psicológica total, quando ele estava na fase mais intensa de seu confronto com o inconsciente – período durante o qual contatava inúmeras figuras arquetípicas – foi o fato de sempre poder olhar para traz e ver que tinha um lugar certo no mundo, juntamente com deveres profissionais e familiares específicos. Sem tão sólida âncora para se apoiar na terra firme, Jung sabia que podia ter sido facilmente derrubado e psiquicamente devastado, tal como um pequeno barco à mercê dos elementos durante uma tempestade no mar. Compreende-se como essa devastação pode ser destrutiva com os resultados das experiências que muitas pessoas fazem com drogas psicodélicas, as quais abrem artificialmente os canais psíquicos às vibrações intensas. Muitas dessas pessoas sentem manifestações espirituais e psíquicas que alteram completamente suas vidas. Mas a maior parte delas, como são muito novas e, não possuem, por isso um sólido enraizamento no mundo dos deveres e realidades práticas, têm grandes dificuldades em integrar essas profundas penetrações na personalidade, ainda em formação. A luta para integrar tais relances de realidades mais elevadas na estrutura da personalidade em desenvolvimento exige uma acentuada transformação da consciência psicológica e do estilo de vida que, em muitos casos, se demonstra, em última análise, frutuosa e criativa. No entanto, chegar a outra praia depois de ter sido jogado nas vagas do inconsciente coletivo não é tarefa fácil e quase todas as pessoas que experimentam com insistência essas drogas podem contar aos outros que nunca atingiram o outro lado, ou que continuam, após muitos anos de esforços, tentando encontrar algo de estável a que possam agarrar-se.

Em qualquer mapa natal este fator simbolizado por um planeta em aspecto quase exato com Netuno é altamente sensibilizado e refinado. Essa sensibilidade manifesta-se, muitas vezes, como uma suscetibilidade à ilusão, à confusão ou mesmo à desintegração desta dimensão da vida, porque Netuno impele a pessoa para uma idealização irrealista ou fantasiosa em determinada área da vida.
Estes problemas podem, todavia, levar o indivíduo a uma busca frutuosa de soluções. Durante a procura de respostas, quando a pessoa já percebe que está de fato, a aprender uma realidade mais elevada através da experiência da desilusão, um aspecto de Netuno pode indicar uma idealização prática e positiva e mesmo uma espiritualização do fator indicado.        
Sabe-se que Netuno dissolve os velhos padrões de consciência psicológica perfeitamente ordenada. Assim, toma-se consciência das limitações das percepções habituais e do fato de que existe algo maior e mais englobado do que antes se presumia. Essa intervenção de algo mais unificado (apesar de etéreo) é recebida por algumas pessoas como um profundo mistério espiritual ou como um ato de graça. Netuno em maus aspectos (conjunção, quadratura ou oposição) com os planetas pessoais ou com o Ascendente, condiz com o mapa radical de todos os indivíduos que perseguem ativamente algum caminho espiritual e disso fazem o principal objetivo da vida. Claro que tais aspectos de muita pressão não são assim tão “maus” para os pesquisadores espirituais. Pode supor-se que a energia gerada por estes aspectos é necessária para impelir um indivíduo a agir sobre as suas inclinações espirituais e a esforçar-se ao máximo nesta área da vida. C. E. O. Carter considera também estes aspectos relativamente a Netuno mais indicadores de criatividade artística e de progresso espiritual do que os chamados aspectos “fáceis”. Carter escreve o seguinte acerca dos aspectos “desarmônicos” entre Vênus e Netuno:

Em certa medida, eles parecem levar a resultados mais definidos do que o trino e o sextil, pois suscitam um descontentamento divino e uma constante busca irrequieta de um ideal que não é facilmente realizável na Terra. Isto é particularmente verdadeiro em matéria de efeitos. Os ideais são de fato, muito elevados e pode haver uma insatisfação persistente relativamente às coisas e às pessoas, variando entre uma atitude petulante ou impertinente, e uma aspiração nobre em contínuo empenhamento na procura de uma mais completa realização das visões interiores.
As combinações desarmônicas encontram-se frequentemente nos mapas radicais de grandes artistas. Embora os bons aspectos destes dois planetas favoreçam mais, naturalmente, a felicidade e as condições de desafogos, sendo pela realização, caráter moral e talento artístico, os aspectos desarmônicos não são, de modo algum, inferiores àqueles: na verdade podem ser até melhores uma vez que são capazes de produzir mais energia.

(continua)