sexta-feira, 19 de fevereiro de 2010

ESTUDOS ASTROLÓGICOS 11: Astrologia e Medicina

Astrologia e Medicina - representações astrológicas do Sistema Digestivo - interpretação elementos: quente,seco,frio e úmido - Signos e Planetas - processo disgestivo.



ESTUDOS ASTROLÓGICOS: Astrologia e Medicina



Dentro de uma interpretação da saúde o signo vai sempre representar um órgão do corpo mas, é claro devemos observar também a casa relativa a essa parte orgânica. Exemplo: o estômago é representado pelo signo de Câncer, mas devemos observar também a Casa IV.

O Sistema Digestivo - análise do seguinte mapa astrológico:

Cálculo dos Elementos: Úmido, Seco, Frio e Quente




Neste exemplo, a disparidade do elemento “Q” (quente) com o “F” (frio) vai indicar que o processo de combustão é muito inferior em relação às substâncias que o organismo acumula ou absorve. A qualidade “S” (seco) sendo superior a “U” (úmido) demonstra que há uma concentração maior em alguma parte orgânica, em vista da distribuição ser deficiente. Essa má distribuição de energia vai colocar em evidência os problemas relativos ao temperamento sanguíneo (que tem porcentagem menor). O destaque porcentual do temperamento nervoso vai provocar os sintomas tais como estados de tensão, nevralgias, securas, etc. Como o temperamento sanguíneo domina a circulação e o nervoso domina o sistema nervoso, podemos dizer que isso vai implicar em problemas de pressão. A base da saúde dessa pessoa está relacionada com um fator até certo ponto arbitrário, onde o abuso vai provocar as doenças. Aliás, os sintomas e as dores serão quase sempre no órgão afetado, podendo essa pessoa por si própria, localizar as anomalias (verificar no mapa: a casa VI, a casa IX, X, XII e o Ascendente). O sistema digestivo (que é o propósito desta análise) funciona da seguinte forma: os estados de tensão dificultam a função do trabalho de mistura e dissolução dos alimentos: Plutão em Câncer em oposição com Marte em quadratura com Urano, quadratura com Júpiter e sextil com a Lua. A pessoa pode se utilizar de medicamentos para minorar essa condição: Lua em quadratura com Saturno, quadratura com Vênus e trígono com Netuno. Estes aspectos vão indicar também que a má digestão vai fazer aumentar a tensão e provocar estados depressivos. Essa má digestão (por parte do estômago) está relacionada também com a dispersão adrenal (Marte em oposição com Plutão). Os músculos rígidos não podem executar o movimento peristáltico de forma satisfatória (esses movimentos se tornam rápidos, mas inconsistentes). O fígado sobrecarregado tem dificuldades, quanto a desintoxicação do organismo, deixando essa função mais à cargo dos rins. Com isso a pessoa possivelmente poderá sofrer com cálculos renais. Outros sintomas, como dores musculares, também estão relacionados com o mesmo processo descrito.

(continua)