terça-feira, 3 de agosto de 2010

Os Aspectos

ESTUDOS ASTROLÓGICOS: Interpretação
Anterior: A Polarização dos Elementos





Os Aspectos – noções

Todos os aspectos em graus podem ser explicados pela triplicidade da cruz. Da mesma forma como foram definidos os aspectos de quadratura e oposição; por analogia é possível analisar os outros aspectos.

O Quincúncio

Partindo do primeiro signo do Zodíaco e considerando a distância de 150 graus (o quincúncio) encontra-se Virgem (na sequência) ou Escorpião (num sentido horário).
Áries, signo cardinal de fogo (presente impulsivo) em aspecto (de quincúncio) com Virgem, signo mutável de terra (passado físico) indica que a força, a vitalidade e a decisão como “fogo” está em atrito com a terra, isto é, com o "passado intransigente" determinando: incerteza.
Áries, o impulso de fogo recente (presente) em quincúncio com Escorpião, signo de água, fixo (futuro reformista), o inconsciente, indica um ajuste de contas – por esse contacto.
Os desejos “não resolvidos” de Escorpião, exigem uma decisão (pela metamorfose) como passo impulsivo para o futuro.
O aspecto de Áries – Virgem não pode ser considerado nem como auxilio e nem como entrave; o mesmo ocorre entre Áries – Escorpião. Pois o quincúncio indica apenas uma exigência – inconsciente – de mudança (pela transformação de vida).
Elementos do inconsciente exigem reformas; são formas intuitivas indicando novos rumos. Isso é como a iniciação para uma nova vida. No caso Áries – Escorpião a preocupação se deve a fatores psicológicos; em Áries – Virgem o assunto é mais fisiológico.

Lembrando que, nem por isso o aspecto de quincúncio deixa de ser importante, porque determina a oitava; uma medida básica para a determinação dos 144 números.

O recurso da triplicidade da cruz deve servir para esclarecer melhor esse aspecto:

Presente em Quincúncio com o Passado

Foi dito anteriormente que o presente é representado pelos signos cardinais (Áries, Câncer, Libra e Capricórnio); o futuro pelos signos fixos (Touro, Leão, Escorpião e Aquário) e o passado pelos signos mutáveis (Gêmeos, Virgem, Sagitário e Peixes). Palavras chave:

Áries – Virgem: transmutação pela análise.

Câncer – Sagitário: mudança pelo recurso da experiência de vidas anteriores – manifestada nesta encarnação – como condição herdada – física ou de família (existe neste aspecto uma certa analogia com o fígado).

Libra – Peixes: mutação pelo recurso do relacionamento social e comunitário (pela redenção do carma).

Capricórnio – Gêmeos: transformação dos ideais com base no passado recente (infância); um renascer de recursos abandonados, sonhos esquecidos, mudança de fase.

Se os aspectos de quincúncio Presente – Passado não forem cumpridos – como agente reformador, então podem refletir - através da sensação – a frustração (inconsciente) indicando uma certa irrealização indefinida; pois se tornou uma “pendência” estacionada no passado.

Futuro em Quincúncio com o Presente

Touro – Libra: transmutação dos instintos de desejo e ambição pela associação, justiça e equilíbrio.

Leão – Capricórnio: transmutação dos instintos de poder pela liderança, proteção e idealismo.

Escorpião – Áries: transmutação dos instintos anímicos pela decisão e coragem.

Aquário – Câncer: transmutação do instinto primário de conservação pela proteção fraterna, impessoal e evolutiva.

Os aspectos de quincúncio Futuro – Presente se não forem resolvidos poderão concorrer para a manifestação de instintos incontroláveis (manias), pois estão sob o domínio de leis fixas ou férreas. Pode indicar um abuso dessas mesmas leis no passado.

Passado em Quincúncio com o futuro

Gêmeos – Escorpião: instinto compulsivo implicado em mudança de comportamento.

Virgem – Aquário: mudança repentina em razão de extensões exacerbadas do pensamento (isso tem certa analogia com a sensação de "vertigem").

Sagitário – Touro: reforma exigida pelo inconsciente relacionada ao sentido de valor em vários níveis (inclusive filosófico).

Peixes – Leão: lutas contra a dicotomia de sentimentos, como por exemplo, entre orgulho e humildade.

São complexos esses aspectos de quincúncio pois assinalam tipos de mentes sonhadoras, abstratas e ilusórias, onde a ficção pode exercer seu domínio. Indicam os cismadores, elementos alienados do presente, pois tolhem a própria liberdade.



(continua)



.