sábado, 29 de outubro de 2016

Saturno em Trânsito IV


ESTUDOS ASTROLÓGICOS: Saturno em Trânsito IV






Interpretação de Saturno em Trânsito


Pela continuidade deste estudo mais referências ainda sobre Saturno em Trânsito conforme Stephen Arroyo:

Saturno através das Casas: representa um período de definição da perspectiva pessoal envolvida precisamente com essa área de cada setor determinado pelo mapa. 

Casa I: Ascendente

Quando Saturno adentra esta Casa começa a significar a entrada de uma nova ordem, após a velha fase ter sido dissolvida, enquanto este ainda se encontrava no setor XII. À medida que Saturno se aproxima e faz conjunção com o Ascendente, muitas vezes, a sensação é de forte ligação com a Terra pelo efeito de consistência das coisas e fatos, conforme compreensão melhor dos resultados em razão das próprias ações e dos modelos de comportamento aplicados no passado, por isso, tende a impelir com medidas para maior responsabilidade assumida consigo próprio do que de anteriormente. De modo geral, algumas circunstâncias externas compelem para a decisão de enfrentamentos em razão de situações imediatas importantes, as quais talvez tenham sido evitadas no passado. Esse tipo de experiência marca o início de uma determinada fase entre verdades práticas acerca da situação pessoal. 

Devido a essa influência, muitas pessoas se tornam mais conscientes de suas falhas de desenvolvimento pelo futuro, que esse período é assinalado por uma busca ativa de informações no geral para o aprimoramento individual, em alguns casos até mesmo resultando em estudos especiais nesse sentido, inclusive com o necessário interesse do conhecimento de si próprio. 
Essa situação deve variar conforme o caso, no mínimo pela busca de informações simplesmente com amigos, mas frequentemente recorre-se a um conselheiro, que pode ser um renomado astrólogo, ou até mesmo um terapeuta, como por exemplo, um psiquiatra
Isso significa que, em resumo nesse período, as pessoas se tornam mais realistas acerca de si próprias, numa perspectiva de preocupação com o gênero de modificação a ser feita pessoalmente, conforme elaboração sistemática de seu novo eu, pelo esforço concentrado e sensato em sua real apreciação e escolha. 
É a fase que se presta atenção em si mesmo sob considerável seriedade, passando a se conhecer mais profundamente para se inteirar acerca das prováveis capacidades pessoais. 

O trânsito de Saturno pela transição da Casa XII para o Ascendente é também, muitas vezes, um período de crise pessoal, como um processo de renascimento talvez longo, em cuja passagem a velha estrutura da personalidade é inapelavelmente deixada para traz, na situação de um novo rumo dependente, em grande parte, do grau de sensatez no qual se exerce o significativo confronto de si mesmo. 
Portanto, os efeitos das experiências de quando Saturno se encontra entre os limites da Casa XII e o Ascendente, são considerados abrangentes pelas influências das principais fases de transição na vida.           
O termo recomposição parece ideal para identificar Saturno no Ascendente, após deixar a Casa XII, pela própria sensação do indivíduo semelhante ao período infantil, por se encontrar como que novamente, aberto a tudo com insaciável curiosidade, talvez até sem muita disciplina em razão da própria situação estrutural da personalidade. 
Pois as experiências condizentes com a Casa XII não significaram propriamente de uso funcional. 
Já no Ascendente a posição é de efeito decisivo, com frequência se esforça ativamente pelo desenvolvimento no momento, distante da situação passiva e sonhadora que caracteriza a casa XII. 
A ordem, muitas vezes, é aplicar considerável esforço pela modelagem de um novo sentido de identidade conforme o mais profundo nível de confiança. 
Significa um novo sentimento de integração pessoal e de fortaleza interior, com bases num sentido maior dos valores eternos que se estabelecem como responsabilidades pessoais.   

Desde a trajetória de Saturno, já nos limites do Ascendente, percebem-se frequentemente assinaláveis mudanças físicas. Como por exemplo, é comum certa perda de peso sem esforço, por vezes até exagerada. 
A energia física aparenta um pouco baixa, com a manifestação de cansaço, má digestão e alguns períodos de estados depressivos.  
Contudo, se entende com isso que, se encerra nessa fase as maiores oportunidades para a formação de uma nova característica física, cuja transformação exige, todavia, disciplina, perseverança e algum esforço nesse sentido. 
Pelo analista astrológico é de se verificar pessoas robustas e saudáveis desbaratarem suas energias sem motivo aparente durante esse trânsito, por certa indecisão com a necessidade de melhorar seus hábitos de saúde, e no momento de disciplinar seu regime de vida, inclusive alimentar. 
Por outro lado, também na certa haverá de encontrar pessoas fracas e convalescentes de doenças iniciarem um regime de vida ao longo desse período, que as leva a alcançar um estado de excelente saúde e abundante energia, até mesmo antes de Saturno abandonar a Casa I.   

Por outras considerações, o trânsito de Saturno pela Casa I pode ser aguardado como a fase chave de seu ciclo planetário, no qual se inicia de fato a formar o tipo escolhido pessoalmente, que se considera razoável e compreensível, como tipo ideal em função da meta proposta na vida. 
De fato, todas as atividades e envolvimentos da pessoa no mundo exterior durante o resto do ciclo de vinte e nove anos aproximadamente –, se desenvolverão diretamente pelos valores que o indivíduo adere e conforme o tipo de caráter formado nessa época   

Ainda assim, o trânsito de Saturno pela Casa I, pode também, realmente, ser considerado como uma situação de obscuridade no sentido de que o indivíduo presta atenção, preferencialmente a si próprio, dispensando o envolvimento ativo com atividades compartilhadas aos mútuos interesses e ambições públicas (com algumas exceções do fato). 
Evidentemente, se mostra natural o fato de uma pessoa voltar-se para si própria, na medida de retirar-se dos envolvimentos externos; na situação que se exige acentuada transformação pessoal e desenvolvimento mais acelerado.      

Mas é preciso salientar também que, é bastante comum o indivíduo começar a se interessar nessa fase, por algum objetivo de longo prazo, eventualmente como transformação vocacional ou pelo fundamento por outra ambição, em razão de Saturno implicar em carreira, e a casa I indicar avanços em projetos. 
Aquilo que antes prevalecia como principal ambição se torna um interesse não mais com prioridade para o momento, ou até são vistos na situação de supérfluo quando Saturno transita na Casa XII, ao passo que novos objetivos e tendências vocacionais ganham predileção para sua realização imediata, estando influente no setor I. 

Para a pessoa não importa se suas novas escolhas desempenharão atividades lucrativas ou relevantes pelo futuro; o importante como fator de interesse condiz exatamente com a possibilidade de adquirir experiência e satisfação conforme inspira ousar por esse caminho, aparentando com frequência estar sendo guiado para atividades específicas, por uma questão de afirmação pessoal, até mesmo sob certa resistência em seu prosseguimento. 
Também por isso, muitas vezes, Saturno é denominado “a mão do destino”, a qual influi de alguma forma, nas orientações pessoais futuras.   

(continua)