quarta-feira, 23 de janeiro de 2013

Graus do Zodíaco - Câncer

Os Graus do Zodíaco – Câncer
ESTUDOS ASTROLÓGICOS: Os Graus do Zodíaco – Câncer



Os Graus do Zodíaco: Câncer

Conforme o já indicado anteriormente: Como o Zodíaco perfaz 360 graus, dividido por 144, resulta num espaço (do círculo) de 2 graus e 30 minutos para cada um desses fatores; sendo que, de 30 em 30 graus, se apresenta o número fundamental da hierarquia, representante de seu respectivo signo. Câncer se inicia a 90 graus do Zodíaco.
Recordando: os elementos que constam na coluna do débito são os representantes que ocupam os 30 graus – na seqüência – em razão de cada signo; e, por simetria, o crédito embasa o sentido dessa permuta por questão de cada hierarquia.



15 – Sapiência – 2º 30’

Dessa forma, conforme suas particularidades, Câncer, signo feminino por excelência, significador do número 10 (a Pureza, em todos os sentidos existenciais e eternos), administra em seu débito como fator dado por Gêmeos, a Liberdade (sua Finalidade Ativa), a Sapiência (15), por duas razões, na primeira, por ter como regência planetária a Lua  – qualificador astrológico de memória, fator essencial para o conhecimento –, e pela segunda condição por caracterizar a receptividade; acumulando com isso um forte senso de curiosidade. Por outro lado, em razão dessa troca contábil entrega para seu Meio Ativo, signo de Leão, a Fidelidade, como tipo de recurso, suas melhores considerações  existenciais, prescritas no fator Intransponível (22), no qual se embasam valores de ordens pessoais extremas (secretas).  

32 – Naturalidade – 5º

Obtém de Touro, o Respeito, seu Débito do Meio, a Naturalidade (32) como um valor expressivo, confiando ao signo de Virgem (seu Crédito do Fim), a Familiaridade (34). Nisso resulta as características essências desse signo quanto aos seus interesses de ordens naturais, como um certo tipo de preservação da própria origem (ou espécie) em todos os sentidos; no que, logicamente, também se inclui as preocupações – e até traumas – em razão dos condicionamentos familiares (emoções).

37 – Responsabilidade – 7º 30’

Recebe de Áries, a Coragem, seu “real” Débito, o que determina a sua Responsabilidade (37) – em razão de tudo –, fato pelo qual tende a justificar outorgando ao signo de Libra, a Temperança, seu Crédito (ou base “real”), seu fator da Popularidade (46 = “crescimento”). Nesse tipo de troca contábil se expressa o necessário sentido desse signo como representante da Pureza (10), a qual implica na qualidade de tudo (até existencialmente), sendo por isso classificado como fator de base (Crédito). Disso também resulta os definidos “sentimentos de culpa” (em termos psicológicos) caracterizados pela quarta casa astrológica. 

54 – Infinito – 10º

Dado por Peixes, o Amor (6), seu Débito do Fim, contém no débito o Infinito (54), em cuja contrapartida oferta ao signo de Escorpião, o Silêncio, seu Crédito do Meio, a Intimidade (58). Por tais relações, Câncer se mostra sob reações de extremo sentido retrospectivo. Aliás, sendo o signo básico da feminilidade, nisso também se inclui as necessárias capacitações – exclusivas – desse setor humano, um ‘elo’ indispensável de valor existencial quanto ao que poderia significar em termos de concepção, maternidade, etc.

71 – Estabilidade – 12º 30’

Em função de Aquário, a Misericórdia (11), seu Meio Passivo (setor do inconsciente), se condiciona sob o fator da Estabilidade (71), cuja condição resulta na aplicação em Sagitário, a Justiça (9), seu Fim Passivo, sua controversa condição de Castidade (70). Em síntese isso se fundamenta por: comodismo, interesses domésticos, hábitos e costumes, etc.

76 – Regime – 15º

Para Capricórnio, a Honra (4), se predispõe pela administração do fator Regime (76), em cuja transação contábil transfere ao mesmo seu classificado fator de Pudor (82).
Indica nesse caso: regime de ordem familiar, educação, obrigações de higiene, etc.

93 – Juízo – 17º 30’

De Sagitário, a Justiça (9), seu Fim Passivo, acolhe o senso de Juízo (93), tendo de compartilhar com Aquário, a Misericórdia (11), seu Meio Passivo, a Autenticidade (94). O Juízo em termos práticos caracteriza também as funções digestivas; sendo que Câncer rege o estômago; indicando ainda tendência de colecionar “coisas” (seleção de modo geral) como forma de manter o equilíbrio.

98 – Inócuo – 20º

Através de Escorpião, o Silêncio (8), seu Crédito do Meio, retém o Inócuo (98 = “embrião”, “germe” ou “espírito”), pelo qual compensa o signo de Peixes, o Amor (6), seu Débito do Fim, com o fator da Comiseração (106). Isso pode identificar: candura, delicadeza, bem como senso de proteção, etc.

115 – Modelo – 22º 30’

Por meio de Libra, a Temperança (7), seu Crédito, emprega o valor indicado pelo Modelo (115), depositando por isso no signo de Áries, a Coragem (1), seu Débito, a qualidade da Sensatez (118). Por essa razão tende a expressar: atitudes exemplares,senso de beleza, estética, interesses por novas tendências (vaidade).

132 – Imaginação – 25º

Por intermédio de Virgem, a Graça (12), seu Crédito do Fim, se empolga diante do fator da Imaginação (132), retribuindo por isso ao signo de Touro, o Respeito (8), seu Débito do Meio, a qualidade do Louvor (130). Dado a esse tipo de aceite e forma de pagamento, pode se envolver em: devaneios (sonhos), variações de humor e de sentido emocional.

137 – Mensurável – 27º 30’

Finalmente, por questões de Leão, a Fidelidade (5), seu Meio Ativo, considera como necessário a lógica ditada pelo Mensurável (137), em cuja transação aplica seu último recurso determinado pelo fator da Moral (142) em Gêmeos, a Liberdade (3) e Finalidade Ativa. Isso implica numa qualidade especial desse signo: reconhecimento exato, virtudes de alto valor intuitivo (função de lidar com medidas de modo geral).
      
Essa configuração arremata as qualificações da Pureza (10), representado pelo signo de Câncer, classificado em:
Gênero: feminino
Fase: tipo cardinal
Palavra chave: sensibilidade
Elemento: Água
Temperamento: linfático (ou fleumático)
Qualidade: fria e úmida
Atitude: de nível pessoal (atuações num sentido individual)
Dependência: em função de eixo com o signo de Capricórnio (seu fator impessoal)
Planeta regente: Lua
Letra: J
Nota Musical: A (lá)
Cor: Índigo
Graus do Zodíaco: de 90 até antes dos 120 graus (que define Leão)

Estas informações inéditas (em razão desse signo) se constituem num trabalho imenso em razão de pesquisas (durante muitos anos); conforme inúmeras interpretações astrológicas nesse sentido (pela confirmação).

(continua)