Psicossíntese de Assagioli II
Psicologia e Astrologia:
Psicossíntese de Assagioli II
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Psicossíntese de Assagioli
Carta Natal de Roberto Assagioli
Roberto Assagioli nasceu em
27/02/1888 às 12 h 00 pm – Veneza – Itália.
Sol: 8º 20’ de Peixes (45 Legalidade)
Lua: 7º 53’ de Virgem (39 Ilusão)
Mercúrio: 18º 13’ de Peixes (89
Virtude)
Vênus: 4º 6’ de Aquário (16
Privilégio)
Marte: 0º 0’ de Escorpião (2
Silêncio)
Júpiter: 5º 29’ de Sagitário (31
Arte)
Saturno: 0º 32’ de Leão (5
Fidelidade)
Urano: 16º 39’ de Libra (73 Triunfo)
Netuno: 27º 23’ de Touro (130
Louvor)
Plutão: 3º 3’ de Gêmeos (20
Segurança)
Nodo Norte: 8º 12’ de Leão (44
Prosperidade)
Nodo Sul: 8º 12’ de Aquário (38
Generalidade)
ASC: 2º 29’de Câncer (15
Sapiência)
Casa II: 20º 54’ de Câncer (98 Inócuo)
Casa III: 10º 25’ de Leão (49
Heroísmo)
Casa IV: 4º 44’ de Virgem (17
Criatividade)
Casa V: 8º 25’ de Libra (46
Popularidade)
Casa VI: 22º 6’ de Escorpião (102
Conciliação)
Casa VII: 2º 29’de Capricórnio
(21 Perfeição)
Casa VIII: 20º 54’ de Capricórnio
(104 Resistência)
Casa IX: 10º 25’ de Aquário (55
Harmonia)
Casa X: 4º 44’ de Peixes (23
Humildade)
Casa XI: 8º 25’ de Áries (40
Penitência)
Casa XII: 22º 6’ de Touro (108
Discernível)
Embasado no Ascendente de
Assagioli determinado em Câncer (no grau da Sapiência 15), conforme a Lua,
regente desse signo, situada em Virgem na quarta casa (classificada pelo fator da Ilusão), já se
justifica por isso, seus interesses pelo estudo aprimorado da psicologia,
visando também um reconhecimento de seus possíveis desajustes pessoais, tanto
como para encontrar as necessárias soluções nesse sentido. Nisso se caracteriza
também grandes interesses pelo estudo e pela pesquisa, qualificado assim em
razão da paciência, dedicação e extrema
curiosidade; sendo que isso se reforça por causa de Mercúrio se encontrar no
grau da Virtude (89). Pelo fato de seu nome completo também se qualificar por
esse número (89), embora seja fraco em termos de signos – disposto em Peixes –,
ainda se mostra relevante (no Meio do Céu).
De modo geral, esse nome
determinado pela Virtude (89; consoantes: 3 Liberdade; vogais: 86
Proeminência), se define como: a virtude (89) de poder ressaltar (86) a
liberdade (3), a qual nesse caso – conforme os próprios conceitos dessa
personalidade e sua biografia – parece se direcionar num sentido de ordem
espiritual.
Até mesmo pelo fato de que
Mercúrio nesse sentido como regente das casas IV e XII (também consideradas
impróprias para seu principal fator), informa – em muito – no quanto significa
essa personalidade em termos de suas próprias qualificações mentais. Acontece
que, Mercúrio pelo quanto representa exatamente (em astrologia), ou seja, como
necessário instrumento intelectual humano (terreno) de modo genérico; o qual
neste caso reconhecido por “fraco” nessas funções comuns, amplia dessa maneira
seu diferenciado emprego; em cujas indicações nesse sentido se constata na
complexa (“complicada”) teoria da psicossíntese, conforme ele próprio procurou
sustentar (ou definir):
Esse oval serve para ilustrar o
conjunto de ordem humana que se define em 3 partes fundamentais do
inconsciente: inferior, médio e superior. Em resumo:
Um subconsciente inferior:
impulso, paixões, psique orgânica, sonhos caóticos, automatismos psíquicos,
sugestões mórbidas, fobias, delírios, etc.
Um subconsciente médio: fatos e
atividades psíquicas semelhantes aos da vigília.
Um superconsciente: criação
artística, científica, intuição, consciência espiritual.
Para melhor entendimento dessa
figura, as linhas pelas quais se determinam certos limites de cada zona ou
campo (especial), não devem significar exatamente tipos de separações
“fechadas”; pois entre cada divisão precisa ocorrer também uma contínua troca,
ou seja, com necessárias – e sucessivas – entradas e saídas de conteúdos
psíquicos, pelo quanto esses fatores se qualificam em razão do conjunto.
Sobre informações mais detalhadas
que se encontram por esse diagrama, a ordem numérica serve para orientar nesse
sentido.
1. O inconsciente inferior
contém: os instintos fundamentais, os impulsos primitivos, os complexos,
emoções, sonhos, imaginações de espécies inferiores, atividades psicológicas
elementares que dirigem a vitalidade do corpo, processos parapsicológicos
inferiores incontroláveis, manifestações patológicas, fobias, obsessões, falsas
crenças e demais compulsões.
2. O inconsciente médio é formado
por elementos psicológicos da consciência, ainda a serem despertos; as
atividades mentais e imaginativas comuns não desenvolvidas.
3. O inconsciente superior ou
superconsciente que constitui as intuições e inspirações superiores quer sejam
artísticas, científicas ou filosóficas, impulsos para a ação heróica, genial,
humanitária, como fonte dos pensamentos e sentimentos mais elevados de amor
fraterno e altruísta.
4. O campo da consciência é a
parte da personalidade que determina uma percepção de ordem direta (ciente);
sob um fluxo incessante de pensamentos, sentimentos, sensações, imagens,
desejos e impulsos no sentido da observação, análise e julgamento (juízo).
5. O eu consciente ou ego. Indica
o ponto da autoconsciência pura, bem diferenciada da personalidade consciente;
seria o ego como centro de cada personalidade.
6. O eu superior: o eu
verdadeiro, o centro permanente acima do eu consciente, do qual nem mesmo o
sentido pessoal tem consciência; por estar além do fluxo da corrente mental,,
não sendo afetado pelas condições corporais. O eu consciente pessoal significa
apenas seu reflexo, como uma projeção no campo da personalidade; ou seja, seria
a alma, a qual também se qualifica de “SE”.
7. O inconsciente coletivo:
inclui elementos de natureza diferente, estruturas primitivas, arcaicas e
atividades superiores dirigidas para o futuro de caráter superconsciente. A zona mais alta do oval
indica o superconsciente. Dele provêm ou nele residem as intuições, as
inspirações superiores, as criações geniais, as concepções filosóficas,
artísticas, científicas, os estados de iluminação e contemplação, êxtase; as
energias superiores do espírito, determinantes das faculdades e poderes
supernormais e parapsicológicos de ordens elevadas.
De modo geral, não existem
entidades independentes. O eu é uno, apenas se manifesta em diferentes graus de
consciência.
“Essa concepção da estrutura de
cada ser inclui, coordena e organiza por uma visão integral os dados obtidos
pelas várias observações e experiências. Pelo auxílio dessa concepção melhor se
torna a compreensão dos problemas, conflitos e dramas humanos, assim como as
soluções dos mesmos; pois indica o caminho da libertação” (Assagioli).
(continua)