domingo, 24 de maio de 2015

Ciclos Planetários

Ciclos Planetários
ESTUDOS ASTROLÓGICOS: Ciclos Planetários



Trânsitos e Progressões – Ciclos Planetários

Como desenvolvimento pelas interpretações de trânsitos e progressões seria preciso um aprimoramento pessoal, entre boa literatura sobre esse procedimento analítico.
Por outro lado, o exercício prático nessa ordem não deveria ser omitido durante esse longo estágio de aprendizagem teórica.
Pelo fato desse empreendimento individual parecer rigoroso – ou exigir experiência –, em razão do quanto seria preciso conhecer para ter a possibilidade de saber interpretar, como meio diretivo vale os indicativos:

Para esse tipo de interpretação, antes seria preciso considerar os significativos radicais do mapa, para depois se estabelecer em função da idade do nato no período. A idade da pessoa por essa ordem é importante, pelo fato de indicar inevitáveis correlações conforme a demanda dos ciclos.

A tabela seguinte indica as correlações dos ciclos planetários com a idade aproximada:

 3 anos – Júpiter quadrado Júpiter
 4 anos – Júpiter trígono Júpiter
 6 anos – Júpiter oposição Júpiter
 7 anos – Saturno quadrado Saturno
 9 anos – Júpiter quadrado Júpiter
12 anos – Júpiter conjunção Júpiter
14 anos – Saturno oposição Saturno
16 anos – Júpiter trígono Júpiter
19 anos – Novo ciclo do nodo lunar
21 anos – Saturno quadrado Saturno; Urano quadrado Urano; Júpiter quadrado Júpiter
24 anos –  Júpiter conjunção Júpiter
27 anos – Lua progredida conjunção Lua radical
28 anos – Urano trígono Urano; inversão dos nodos
29 anos – Saturno conjunção Saturno (primeiro regresso)
30 anos – Os aspectos Sol / Lua se repetem e Júpiter oposição Júpiter
36 anos – Saturno quadrado Saturno; retorno de Júpiter (terceiro)
38 anos – Novo ciclo dos nodos
42 anos – Urano oposição Urano; Netuno quadrado Netuno; Júpiter oposição Júpiter
44 anos – Saturno oposição Saturno (segunda vez)
47 anos – Nodos Lunares (inversão de posições)
48 anos – Júpiter conjunção Júpiter (quarto retorno)
51 anos – Saturno quadrado Saturno
55 anos – Lua progredida retorna pela segunda vez
56 anos – Urano trígono Urano; Nodo Lunar (quarto ciclo)
59 anos – Saturno (segundo regresso); Júpiter (retorno); Plutão quadrado Plutão; os apectos Sol / Lua se repetem novamente nas progressões
63 anos – Urano quadrado Urano
65 anos – Nodos Lunares (inversão de posições)
66 anos – Saturno quadrado Saturno (terceira vez)
72 anos – Júpiter conjunção Júpiter (retorno)
75 anos – Saturno oposição Saturno; quinto ciclo dos nodos
80 anos – Saturno quadrado Saturno
82 anos – Lua progredida (retorno)
84 anos – Urano conjunção Urano; Júpiter (sétimo retorno); inversão dos nodos


Por esse simples qualificador da tabela, propriamente assim se estabelece uma introdução coerente pelo significativo – em princípio – dos trânsitos.
Pelo próprio esclarecimento em aula anterior, o reconhecimento de cada ciclo planetário como subsídio numa interpretação, se justifica até para a retificação da hora de nascimento.



Dessa forma, no contexto de previsões a ordem dos ciclos planetários deve ser levada em conta, principalmente em razão de Saturno.
Saturno perfaz o Zodíaco em média nos conformes dos 28, 29 ou 30 anos.
Em cada ciclo de Saturno se identifica nova fase de amadurecimento pessoal. Nesse direcionamento de Saturno, as fases intermediárias (devido aos aspectos) também são importantes, as quais implicam em média, entre períodos – aproximados – de sete anos.

Por essa classificação o astrólogo adquire experiência para o necessário andamento de suas interpretações em termos de previsão, a qual depende também da faixa etária.
Através desse recurso, se no mapa radical consta um aspecto negativo de Saturno, por exemplo, o astrólogo experiente reconhece que, nos períodos críticos desse planeta a situação implica em condições propriamente agravantes.

Por esse meio, se aprende também como informar com segurança cada pessoa sobre seu mapa. Pelo quanto, em função de um mesmo aspecto, não seria prudente aconselhar um jovem, da maneira que só procede – como indicativo – para uma pessoa com mais de 30 anos.
Os ciclos, até em razão do mesmo planeta, indicam fases de amadurecimento, as quais resultam numa ampliação das experiências pessoais, acumuladas nessa ordem.

O conhecimento desses períodos, também reforça o estudo fundamental sobre os planetas, pelo desenvolvimento  do astrólogo na técnica de previsão por trânsitos e progressões, a qual implica apenas em saber lidar com a realidade (sob a ética astrológica e respeito humano).
De modo exemplar por esse relevante significativo, diante do mapa de uma pessoa identificada pela faixa etária entre os 28 aos 30 anos, o astrólogo experiente, sabe propriamente por antecipação, do que se trata essa necessária consulta.
Para a astrologia médica, o conhecimento dos ciclos planetários serve de subsídio importante nos conformes desse sistema analítico.

(continua)