sábado, 28 de outubro de 2017

Netuno em Trânsito III







ESTUDOS ASTROLÓGICOS: Netuno em Trânsito III


Interpretação de Netuno em Trânsito


Na interpretação de quaisquer trânsitos, a característica do planeta como já foi explicado é um conhecimento essencial pelo andamento eficaz do processo analítico astrológico de previsões.
Para prosseguir nessa ordem, continuam os ensinamentos de acordo com Elman Bacher, em seus “Estudos de Astrologia” sobre o planeta Netuno, que são fundamentais, como se seguem:

Aspectos e Posições de Netuno

É interessante notar a correlação de Netuno regente de Peixes, com os outros dois signos da triplicidade de água.

Câncer, signo cardeal e regido pela Lua, é a água como gerador de força – rios, correntezas, cachoeiras e chuva;

Escorpião, signo fixo, é o gelo – comprimido e estático – simbolizando recurso de força;

Peixes, signo mutável, é a água como meio envolvente – névoa, neblina, miasmas e acima de tudo o poderoso oceano que circunda todo o corpo da Terra.

Câncer é o corpo maternal que gera sustento para a nova encarnação. Escorpião, regido por Plutão, é o “inconsciente coletivo” – o vasto oceano de forças astrais que envolvem o corpo da humanidade. Peixes é o “Grande Eclipse” a Vida Divina em que nos movemos e tem o nosso ser. Netuno representa a nossa capacidade de nos fazer “receptivo” ou de “sintonizar” com o reconhecimento das Forças Superiores e de descobrir nossa consciência da divindade da Vida. Através da “faculdade de instrumentação” de Netuno, e dependendo de nosso estado de consciência, nós podemos contatar as fontes de inspiração exaltada ou abrir a porta para o reino de Plutão e palmilhar as cavernas das nossas condições degeneradas.
Este “eclipse” de Netuno já foi tratado nas interpretações dos padrões que envolvem a décima segunda casa – o “eclipse” de nossa encarnação passada que deve, até certo modo, ser redimida na presente. Contudo, a variação pessoal da influência direta de Netuno pode ser vista no horóscopo na casa que tem o signo de Peixes na cúspide – ou este signo interceptado – e na casa ocupada pelo próprio Netuno.

A casa que tenha Peixes na cúspide mostra onde a ilusão e a desilusão estão concentradas; mostra o canal de experiência que indica sua necessidade de desenvolver Fé; se Netuno está aflito, a casa onde está Peixes indica onde e como, no passado, você traiu sua Fé e agora precisa realinhar-se com o Princípio. A casa de Peixes pode indicar um padrão de relacionamento de profundo valor espiritual ou um padrão que esteja mascarado e encoberto – sua realidade interna não é reconhecida externamente pelos outros. É bom dar-se conta de que a casa de Peixes no horóscopo será aquela que você mesmo pode compreender menos – suas realidades são mais “ocultas” que objetivas em qualidade e significado. É a casa em que você pode se enganar, porque ela mostra como, no passado, você enganou aos outros. Em suas dificuldades extremas a casa de Peixes pode mostrar-lhe o que, mui provavelmente, o impelirá a buscar ajuda Divina; vendo esse capítulo da vida através de óculos escuros, será levado a pedir orientação a Ele, que vê claramente.

A casa que contém Netuno é a expressão direta de consciência espiritual, o departamento da vida em que poderá ser qualificado para conduzir outros à Fé, o ponto focal do próprio idealismo, da capacidade para estabelecer o Céu na Terra. Através da casa de Netuno, o Divino diz: “Que sejas a voz para as minhas palavras e as mãos para o meu trabalho”. Mostra onde e como se expressa a compreensão de “Seja feita a Tua vontade, assim na terra como no céu”.
Em virtude da afinidade de Netuno com o elemento água e com a quarta, oitava e décima segunda casa, pode-se compreender que Netuno seja o mais “apropriado” para o posicionamento nesses setores. Estas virtudes representam o nível emocional e astral de consciência, pelo que, nelas posicionado, a sensibilidade de Netuno é mais definitivamente enfatizada. Os signos de Peixes e Câncer são considerados os dois “melhores signos” de Netuno em virtude de sua qualidade fluídica, emocional. Além disso, consideremos que a Lua e Netuno sejam a “mãe pessoal” e a “mãe universal” respectivamente, o signo da Lua corresponde mais a qualidade de Netuno do que qualquer outro, com exceção de Peixes. Portanto, Câncer é considerado o “signo de exaltação” de Netuno – as qualidades dinâmicas e cardeais do signo amplificam a mutabilidade sensitiva de Peixes. Netuno neste signo se expressa com mais “força” do que em sua própria dignidade.

A marcha lenta de Netuno mostra ser de grande valor do ponto de vista da pesquisa cíclica. Milhões de encarnações ocorrem durante o trânsito de Netuno em qualquer signo; cada grupo é como uma “onde de vida” em miniatura sintonizada com certas expressões de consciência cósmica. A correlação de Urano com Netuno a este respeito é de especial valor. Consideremos o seguinte: Durante os últimos anos do século XVIII ocorreu um evento cósmico de grande magnitude – a conjunção de Urano com Netuno no signo de Sagitário. Nasceram novos conceitos, novos ideais, novas visões e foram projetadas novas profecias de uma humanidade liberta no esquema humano evolutivo. Ocorreram revoluções, o velho foi despedaçado por golpes com o efeito de desintegrar. Esta conjunção alcançou Capricórnio nos primeiros anos do século XIX. Ensinos de metafísica vieram a público, novos conceitos de arte e moralidade foram promulgados.
Esta ativação por Urano e Netuno teve a natureza de uma “lunação cósmica” – o dinâmico Urano e o espiritualizado Netuno proporcionaram um “novo nascimento” para toda a raça humana. A “Lua Cheia” desta “lunação” foi a oposição de Urano em Sagitário-Capricórnio a Netuno em Gêmeos-Câncer durante os primeiros anos do século XX. Uma guerra mundial de significado devastador revelou os níveis de inquietação e de mudanças que haviam estado em “gestação” durante todo o último século. Em outras palavras, Urano havia retornado ao “ponto de lunação” e Netuno, como a Lua Cheia depois da lunação Sol-Lua, havia alcançado o ponto de sua meia-revolução. As pessoas que encarnam durante uma oposição planetária principal fazem-no para uma maior conscientização de certos princípios anímicos; Urano em oposição a Netuno é conscientização para a família humana inteira – um ponto crítico em nossa evolução.

As pessoas que encarnaram enquanto Netuno estava em Áries foram à geração de pioneiros visionários, especialmente aqueles que tinham Netuno em Áries e Urano em Câncer – almas tumultuosas que se ocuparam em estabelecer um “novo aspecto” nos assuntos humanos: ensinos de metafísica, direito de voto para mulher, controle da natalidade, e todos os outros meios de libertar a humanidade de conceitos antiquados e cristalizados. Nós que encarnamos durante a oposição dos dois gigantes planetários, viemos a um mundo repleto de inquietação e perturbação. Por desenvolvimento interno e compreensão, podemos ocupar nosso legítimo lugar no esquema das coisas e oferecer nossa contribuição à “Nova Era”, ou, por falta de desenvolvimento interno, podemos viver – ou tentar viver – por abordagens que pertencem a uma época passada e assim nos encontrar “em desacordo” com o aspecto mutável das coisas. Estude Netuno nos horóscopos para determinar como as pessoas implicadas podem ser consideradas desta época, não simplesmente estar nela. Estude as condições da décima segunda casa, as condições de Saturno e as aflições a Netuno ou a Netuno-Urano, conseguindo deste modo algum tipo de configuração de como a pessoa está – ou não – ciclicamente “à vontade neste século”.  

(continua)