segunda-feira, 21 de maio de 2018

Plutão em Trânsito X






ESTUDOS ASTROLÓGICOS: Plutão em Trânsito X

Interpretação de Plutão em Trânsito

Na interpretação de trânsitos de modo geral, a característica do planeta conforme já foi explicado anteriormente, já embasa uma parcial previsão astrológica, sem a necessidade de muitos cálculos (até mesmo sem o levantamento da Revolução Solar e Lunar de um período), tão somente pelas efemérides; de uma forma já esclarecida nas aulas de cálculos.
Para prosseguir nessa ordem, os ensinamentos de acordo com Helio Amorim, em seu livro “Progressões, Previsões e Trânsitos” sobre o planeta Plutão, se tornam fundamentais, como se seguem:


Plutão em Bom Aspecto

Os aspectos são: o trígono e o sextil – em alguns casos também a conjunção

Nos trânsitos Plutão em bom aspecto dá capacidade de transformar, conscientizar, de auto-realizar, de planejar, organizar, dinamizar, de renascer, de curar.

Dá reviravoltas drásticas, benéficas, transforma as situações ou problemas para melhor. A pessoa renasce para uma vida nova. As coisas que pareciam perdidas, mortas, que pareciam esquecidas, sem esperança de realizar, podem surgir, renascer e trazer vantagens e benefícios.

Podem surgir novas formas de vida. Favorece o estudo do inconsciente, a psicologia, as pesquisas nucleares, a genética, a física, a química, a alquimia, o trato ou o uso de computadores, maquinários científicos, biologia.

É um período bom para contatos com pessoas, coisas ou assuntos orientais, povos orientais, japoneses, chineses, judeus, árabes. Bom para assuntos ligados a eletrônica, vídeos, CD, DVD, videogames e favorável para explorar potencialidades internas e os assuntos relativos à casa onde está o planeta Plutão no mapa radical. Se for na casa VII favorece os assuntos de casal, do marido ou da esposa, os contratos e sociedades e por isso pode trazer benefícios inesperados.

A pessoa tem uma energia e uma força incrível no período para resolver problemas que pareciam insolúveis.


Plutão em Mau Aspecto

Os aspectos são: a quadratura, a oposição e conjunção

Plutão em mau aspecto desperta os complexos, faz a pessoa travar lutas e dramas; dá reviravoltas repentinas, súbitas e desagradáveis, tendência destruidora, demolidora, agressividade contra si mesmo e contra os outros, o abuso da força. A pessoa pode se tornar violenta por se sentir incapaz e ao mesmo tempo susceptível à violência dos outros. Suas atitudes e opiniões são violentas, dominadoras, demolidoras, destrutivas e avassaladoras. Dá decepções por se sentir impotente no trato com o seu semelhante. A pessoa pode abusar da força ou ser abusada por outros.

Todos os maus aspectos nunca são exatamente como estamos descrevendo nos seus efeitos, porque nunca um aspecto age sozinho: sempre há outros aspectos no horóscopo que intervêm modificando e até mesmo anulando os maus e ainda, além disso, tudo depende do grau de consciência e evolução da própria pessoa. Estas são apenas tendências gerais.

Conforme o indivíduo, um mau aspecto pode funcionar dando excelentes resultados de modo construtivo. Toda a humanidade está dividida em dois grandes grupos:

① os honestos, justos, construtivos; que haja o que houver são discípulos da não violência;

② os desonestos, injustos e destrutivos; os que por mais cultura e erudição, ou dinheiro que tenham, são sempre agentes do mal.

Por isso conforme o nível de consciência do indivíduo, os bons aspectos são utilizados na prática do mal também; assim como os maus aspectos podem ser utilizados sempre para construir algo em benefício de si e dos outros. Conta-se que o “estrangulador de Boston” tinha muitos trígonos e bons aspectos no seu mapa natal.

Nenhum aspecto funciona sozinho, isoladamente, repetimos, mas depende da força e atuação de muitos outros aspectos ou pontos do horóscopo que podem amenizar, suavizar ou até anulá-lo, dando efeito contrário. Assim um bom aspecto isoladamente pode ser vivido como mau; e um mau aspecto pode ter efeito positivo, favorável, se houver um saldo maior de outros bons aspectos e a pessoa for consciente e praticar o bem.

(continua)

O curso completo de Progressões e Trânsitos no esquema de Coleção G +: