Astrologia Pontual – Beethoven
A Astrologia Pontual assim se
denomina até mesmo pela função especial de demonstrar que o acaso propriamente
não se justifica como realidade, como também em razão de significar enorme
avanço por questões de tudo sobre pesquisas no geral.
Os tópicos já apresentados
comprovam esta condição de vantagem devido a este indispensável recurso para o
século 21 por questões de quaisquer assuntos.
Ludwig Van Beethoven – nascido: 16/12/1770 – Júpiter, 3
graus e 20’ de Capricórnio – em trígono com a Criatividade (17), localizada no
Zodíaco em seus 2 graus e 30” de Virgem.
Sol em Sagitário
–
indica cadência
Lua: Sagitário
–
índole infantil
Ascendente: Escorpião
– tendência: sabor, luxúria
Pelas anotações deixadas por Beethoven
conclui-se que a produção da “Quinta Sinfonia” teve início em 1800. Sua
conclusão, porém, por volta de 1807, na mesma ocasião da “A Pastoral”, sua
sexta sinfonia. Fica assim evidenciado o seu estafante cuidado em sua
elaboração. Para as considerações ulteriores, devemos lembrar que, seu sintoma
de surdez teve início em 1798. Necessário se faz, recordar também esta cena de
sua infância:
- Ludwig!
- Sim papai estou aqui... ouça como as
árvores estão cantando; elas entoam a mais bela música!
- Ora! Ouvindo as árvores? Seria melhor
que me ouvisse...você precisa é estudar, isso sim! Precisa se tornar um
prodígio como Mozart!
Teria ele a virtude da clariaudiência?
Seria então, um paranormal com a obrigação de se tornar um músico?
Explicação conforme a doutrina espírita:
Clariaudiência é
o fenômeno em que se ouvem sons que ocorrem fora do alcance dos ouvidos
físicos, por se darem à distância ou através de obstáculos que impedem a
transmissão do som. Observem, em qualquer dos fenômenos, a ação toda se dá no
plano físico, não ocorrem visão de Espíritos desencarnados, tampouco a audição
dos mesmos. Simplesmente o sensitivo vê ou ouve além das capacidades naturais
do ser humano encarnado, portanto, no plano físico, apenas.
Vamos
compreender como esse fenômeno se dá em relação ao corpo físico. Sabemos que os
olhos e os ouvidos são meros instrumentos do cérebro que, na verdade, é quem
“vê" e “ouve". Os olhos transmitem, por assim dizer, as informações,
mas é o cérebro que as decodifica, ocorrendo o mesmo com a audição. Somos
cientes da capacidade de expansão do perispírito, o que nos permite compreender
o fato de certas pessoas, por suas próprias condições físicas conseguirem certa
expansão perispiritual, caminhando para o próprio desdobramento, podendo ver as
cenas ou ouvir os sons à distância no plano físico, pois o perispírito, ligado ao
corpo, transmite as informações ao cérebro, que é o instrumento da visão e
audição, à semelhança dos olhos e ouvidos. Portanto, estamos frente a um
fenômeno anímico e não mediúnico, ou seja, produzido pelos próprios recursos do
encarnado. Assim, o clarividente ou clariaudiente, não é um médium ostensivo
por esses fenômenos, é sim, um sensitivo, se bem que, poderá, além das
faculdades anímicas, possuir as mediúnicas, sendo médium ostensivo por
conseqüência.
Sem perder os detalhes de nossa hipótese,
vamos imaginar uma cena de alguém com problemas de audição: Beethoven,
solitário em seu aposento, pancadas fortes na porta, alguém muito apressado
clama por ele, e, o inusitado acontece, inesperadamente lhe vem ‘a tona, por
inspiração: o esboço da Quinta Sinfonia, que renasce desse ruído desagradável.
Sol, Sol, Sol, Mi Bemol, numa divisão simples, mas, muito forte, como o clamor
de alguém batendo à porta, condição suficiente para originar a mais famosa
partitura com seus quinhentos compassos. Seria bastante simples tirar estas
conclusões, mas o mistério torna-se ainda mais complexo, levando em
consideração que, Beethoven poderia ter se dedicado à astrologia e ao
esoterismo (Saturno se encontra exatamente no grau da Fraternidade – 83).
Em Astrologia Folclórica ou Medieval,
dá-se às notas musicais os seguintes significados em relação aos planetas:
☉ – Sol = nota
Dó;
☾– Lua = nota
Fá;
☿– Mercúrio = nota Mi;
♀ – Vênus =
nota Lá;
♂ – Marte =
nota Sol;
♃– Júpiter = nota Si e
♄– Saturno =
nota Ré.
Juntamente com seu mapa astrológico, pode
ser observado o seguinte: Beethoven inicia a Quinta Sinfonia com a nota Sol
(planeta Marte – o quinto planeta), mas, o tom acorde é “Dó Menor”, sendo “Dó”,
como nota, a representação do Sol de Leão, regente de sua quinta casa. As
notas, Sol, Sol, Sol, Mi Bemol, abrem o tema soando fortes, sem um complemento
harmônico (isoladas), numa divisão muito comum; podendo assim indicar as
oposições de Marte com Lua, Mercúrio e Sol. A grosso modo, parece que a melodia
foi extraída de seu próprio mapa astrológico. Em astrologia, o signo de Gêmeos,
em sua forma gráfica simples, faz lembrar uma “porta”; que como representação
literal, não deixa de ter também esse significado. No mapa astral de Beethoven,
Marte se encontra em Gêmeos em oposição com os planetas já citados em
Sagitário. Mercúrio, como está no exílio, perde meio tom (em termos de música),
ou seja, de Mi passa a Mi Bemol.
Na Sexta Sinfonia, A Pastoral, o acorde
fundamental é Fá Maior (Lua, Sol, Vênus). Sua introdução faz uma variação de:
Si Bemol, Dó, Mi, Fá. Um trecho repetitivo comum é constituído das seguintes
notas: Lá, Fá, Dó, Lá, Fá (ou Vênus, Lua, Sol, Vênus, Lua). Se esta obra foi
baseada em sua própria carta astrológica, e, sendo a sexta casa, a casa do trabalho
(localizada no signo de Virgem), isso aventa a possibilidade dele ter
reconhecido a existência de Netuno em quadratura com a Lua, em seu próprio tema
natal. Mas como? Esse planeta (Netuno) só foi descoberto em 1846. Representação
astrológica: o sacrifício e a fantasia do povo pela boa produção em benefício
da civilização (Plutão em Capricórnio), eis a razão de ser da Sexta Sinfonia.
Condições Favoráveis e Importantes: Vênus nos 25
graus de Capricórnio se encontra exatamente no Padrão da Sublimação (126);
Marte, 22 graus de Gêmeos, se encontra exatamente no Padrão da Adaptação.
Disso, é possível tirar conclusões de seu poder. A quadratura de Netuno com a
Lua pode implicar em condições paranormais.
Mapa radical completo para consulta: