O Significado das Casas III
ESTUDOS ASTROLÓGICOS: O Significado das Casas III
Anterior: O Significado das Casas II
O Significado das Casas
Pela continuidade deste tema:
Terceira Casa – Crédito do Fim
A terceira casa também atua como base particular – ou crédito especial – pela avaliação da décima segunda casa ou finalidade ativa.
Essa base pode ser interpretada como um fator de ordem mental – ou racional num sentido objetivo –, o qual deve servir para embasar a décima segunda casa, para poder organiza-la ou conferir a esse setor uma integração especial. Conflitos mentais geralmente estão associados a essas duas casas, nas quais os fatores conscientes se integram aos de ordens inconscientes.
De modo prático representa:
Os irmãos, sobrinhos, tios, primos, vizinhos, colegas, as relações de parentesco, as relações íntimas, próximas, o meio ambiente próximo, as pequenas viagens, a linguagem, os meios de comunicação, os transportes, a locomoção, as estradas, as entradas, os jornais, as publicações, correspondências, telefones, recados, o intelecto prático, o aprendizado, o movimento, os gestos e a comunicação em geral; é a casa do signo de Gêmeos regido por Mercúrio.
Quinta Casa – Crédito do Meio Ativo
O crédito do meio é que determina os padrões gerais da personalidade – em termos de medidas –; por isso significa a base da segunda casa. É na segunda casa que se manifesta o sentido de auto-suficiência, a convicção e os valores morais da personalidade, os quais foram padronizados pela quinta casa.
De modo prático indica:
A vida sentimental, a atuação anímica, os filhos, as criações artísticas, as obras realizadas, o eu sentimental, o eu instintivo, a criatividade, a vontade, a independência, a individualização, o egocentrismo, a alegria de viver, as recreações, os amantes e a casa do signo de Leão, regido pelo Sol (o sentido centralizador).
Resumindo os tipos de créditos:
O crédito da quarta casa determina a base dos temperamentos, reflete o sentido psicológico e as condições anímicas.
O crédito da terceira casa – crédito do fim – determina a base dos fatores mentais, intelectuais e lógicos.
O crédito da quinta casa – crédito do meio – determina a base dos fatores espirituais, a vontade legítima do ser, suas condições morais, seus padrões e convicções.
Décima Casa – Débito
O Débito representa os resultados das atuações de um determinado princípio ativo – o Ascendente. A décima casa tem sentido de débito porque representa um fator de responsabilidade, as disponibilidades sociais e as elevações da personalidade.
Assim como o crédito, o débito também se manifesta através de três casas: décima casa – débito –, nona casa – débito do fim – e décima primeira casa – débito do meio.
Nona casa – débito do fim
O débito do fim – que tem como base a décima segunda casa – ou finalidade ativa –, representa as elevações da personalidade num sentido filosófico, de crença, de expansão e de grandeza espiritual. A condição dessa casa depende das resoluções, soluções e da libertação em razão da décima segunda casa.
Décima primeira casa – débito do meio
Essa casa indica as elevações sociais da personalidade em termos de capacidade expressiva, liberação pessoal, senso criativo e fraternidade. Evidentemente, esse setor depende das condições da segunda casa.
Sétima Casa – princípio passivo
De acordo com a própria lei do movimento, tudo deve se apresentar de modo dual, ou seja, polarizado. Disso se deduz que, das ações do princípio ativo devem surgir reações determinadas pelo princípio passivo. Então, esse setor representa as reações tanto de outrem quanto as do próprio Ascendente. Dessa forma, a sétima casa deve servir de complemento ao Ascendente. Em suma, o princípio ativo e o passivo indicam elementos análogos e homólogos.
Oitava casa – Meio Passivo
Representa os fatores inconscientes e compulsivos da personalidade. O meio passivo equivale ao complemento do meio ativo – segunda casa.
Sexta casa – finalidade passiva
É a casa que determina a higidez da personalidade. Nela se encontra o potencial de equilíbrio tanto físico quanto mental. Equivale também ao complemento da finalidade ativa.
Portanto, esse seria o significado dado por integração em razão das doze casas astrológicas, conforme este estudo.
Este tema sobre as casas define o mecanismo do sistema, ou seja, a integração existente entre uma com as outras; portanto não segue exatamente a seqüência das mesmas.
Para saber sobre as Casas Astrológicas de forma individual consulte: Mitologia e Astrologia.
O significado de cada casa (seqüencialmente) se encontra também em: Casas Terrestres.