sexta-feira, 24 de maio de 2013

Graus do Zodíaco - Escorpião



Os Graus do Zodíaco – Escorpião
ESTUDOS ASTROLÓGICOS: Os Graus do Zodíaco – Escorpião



Os Graus do Zodíaco: Escorpião

Conforme o já indicado anteriormente: Como o Zodíaco perfaz 360 graus, dividido por 144, resulta num espaço (do círculo) de 2 graus e 30 minutos para cada um desses fatores; sendo que, de 30 em 30 graus, se apresenta o número fundamental da hierarquia, representante de seu respectivo signo. Escorpião se inicia à 210 graus do Zodíaco.
Recordando: os elementos que constam na coluna do débito são os representantes que ocupam os 30 graus – na seqüência – em razão de cada signo; e, por simetria, o crédito embasa o sentido dessa permuta por questão de cada hierarquia.



19 – Beleza – 2º 30’

Escorpião, que fundamenta a hierarquia do Silêncio (2), expressão exata da passividade e do inconsciente, recebe de Libra, sua Finalidade Ativa (casa XII) o sentido da Beleza (19); contribuindo por isso em Sagitário (a Justiça), seu Meio Ativo (casa II: valores) com a Comunicação (14). Como a Beleza (19) caracteriza também o fator da “forma”; a combinação desses dois itens em razão de ordem contábil (entre débito e crédito), conforme o significado desse signo, se expressa de modo sintético sob os precisos termos: atrativo, sedução, aproximação, desembaraço, renovações da aparência, etc.

36 – Saciedade – 5º

Sempre sob as ordens contábeis – como assim procede a estabilidade zodiacal –, Escorpião, acolhe em seu débito sob os desígnios de Virgem (a Graça), seu Débito do Meio (casa XI: amizade), o delicado ou “intransigente” fator da Saciedade (36), pelo qual – até por precaução –, investe em Capricórnio (a Honra), seu Crédito do Fim (casa III: expressão de linguagem), o fator de ordem Congênere (26).

41 – Distinção – 7º 30’ 

Através de Leão (a Fidelidade), seu Débito (casa X: elevação pessoal), atinge o nível da Distinção (41), pela qual determina em Aquário (a Misericórdia), seu Crédito (casa IV: setor familiar e emocional) a Generalidade (38). Isso se justifica pela – necessária – tendência desse signo, quase sempre focado num sentido da reavaliação sobre sua própria melhoria, a qual se entende conforme os tipos das expressões: refazer, comprometimento, risco, estratégia, ambição, etc.

58 – Intimidade – 10º

Por intermédio de Câncer (a Pureza), seu Débito do Fim (casa IX: filosofia), reconhece em sua conta (em função de ativo), o valor da Intimidade (58), em cuja consideração sobre esse sentido, promove em Peixes (o Amor), seu Crédito do Meio (casa V: satisfação pessoal), o fator preciso da Raridade (50). Conforme isso determina, e ainda pelo quanto Escorpião se expressa (basicamente), sempre na intenção de se mostrar “fiel” durante seus relacionamentos; sobre isso se identificam os qualificados sentidos lógicos: assédio, atualização, conquista, juramento, ciúme, presunção, retribuição afetiva, etc.

63– Incomensurável – 12º 30’

Por causa da Liberdade, hierarquia representada por Gêmeos, seu Meio Passivo (casa VIII: inconsciente), precisa administrar em seu setor o Incomensurável (63), efeito contábil que resulta numa aplicação em Áries (a Coragem), sua Finalidade Passiva: trabalho e saúde), o valor do Explícito (62). Isso se enquadra na ordem desse grau, pelo fato desse signo sob  a tentação de obter vantagem, conseguir – muitas vezes – uma percepção aguda sobre o que ousa encontrar, chegando até a realizar coisas “inexplicáveis” ou impossíveis por questões de outrem.

80 – Resignação – 15º

Em relação ao signo de Touro (o Respeito), seu Princípio Passivo (casa VII – derivada de Libra: relações e compromissos), determina em sua escala (nesse grau) o sentido da Resignação (80), em cuja permuta direta com o mesmo, se justifica pelo fator da Profundez (74). A lógica expressa por essa transação, muito bem ajustada entre as características de Escorpião, nem precisa de justificativa, pelo quanto poderia implicar nas conseqüências de seus relacionamentos, principalmente, quando concluídos em função do desacordo; conforme como condição do próprio nesse sentido, se define sob a exata base da Resignação (80).

85 – Persistência – 17º 30’

Sob a influência de Áries, sua Finalidade Passiva (casa VI), aceita em seu índice seqüencial a Persistência (85), concedendo em Gêmeos, seu Meio Passivo (casa VIII) a Proeminência (86). Por essa troca se encontram inúmeras tendências próprias desse signo; sendo algumas delas desfavoráveis, conquanto entre outras até vantajosas conforme se expressam sob as palavras chaves: visado, suspeito, atitudes irônicas; assim como: reorganização, destaque disciplinar, soluções por processamentos, etc.

102 – Conciliação – 20º

Por motivos de seu Crédito do Meio (casa V: “coração”), ou seja, pelo signo de Peixes, atribui nesse grau a benfazeja Conciliação (102), em cujo tipo exato de complementação contábil, confere ao signo de Câncer, seu Débito do Fim (casa IX) a qualificação do Inócuo (98: “espírito”). A lógica nesse sentido em perfeita harmonia com as características desse signo, se expressa com os seguintes termos sugestivos, indicando até certas tendências vocacionais: cirurgia, biologia, psicologia, ocultismo, espiritualidade, intuição aguda, regeneração, etc.

119 – Disponível – 22º 30’

Pelo quanto Escorpião se embasa em relação ao signo de Aquário, seu Crédito (casa IV), agrega nessa sucessão de sua própria área (hierárquica) o Disponível (119), expressando por isso em Leão, seu Débito (casa X), por necessária contrapartida, a lógica do Reversível (110). O sentido pelo quanto isso determina, procede precisamente com a qualidade desse signo, em razão da síntese expressiva que se encontra entre as palavras: seguro, aposentadoria, apólice, o inevitável, a morte, a falência, as conseqüências, etc.

124 – Tolerância – 25º

Conforme indica Capricórnio, seu Crédito do Fim (casa III), acolhe o fundamento da Tolerância (124), determinando por isso em Virgem, seu Débito do Meio (casa XI), o Iminente (122); expressando assim no setor do relacionamento (cotidiano) uma serenidade (apenas) aparente, conduzida por ordens disciplinares, sob atividades mentais profundas (ou até mesmo conturbadas).

141 – Reverência – 27º 30’

Finalizando, encontra em Sagitário, seu Meio Ativo (casa II) o valor da Reverência (141), em cuja decisão definida por esse intercâmbio, inclui depositar para o signo de Libra, sua Finalidade Ativa (casa XII), a Imunidade (134). Portanto, os dois itens finais, em termos de graus, determinados nessa ordem – dada pela própria classificação contábil zodiacal –, também  combinam – adequadamente – com o perfil de Escorpião, o qual (de acordo com os próprios fatores que compartilha por débito e crédito) se identifica pela hierarquia (numérica) do Silêncio (fundamental expressão eterna da passividade: base do inconsciente).

Essa configuração arremata as qualificações do Silêncio (2), representado pelo signo de Escorpião, classificado em:

Gênero: feminino
Fase: tipo fixo
Palavra chave: transformação
Elemento: água
Temperamento: linfático (ou fleumático)
Qualidade: fria e úmida
Atitude: de nível impessoal (atuações num sentido coletivo)
Dependência: em função de eixo com o signo de Touro
Planetas regentes: Marte e Plutão
Letra: B
Nota Musical: C# (dó sustenido)
Cor: rosa
Graus do Zodíaco: de 210 até antes dos 240 graus (que define Sagitário)

Estas informações inéditas (em razão desse signo) se constituem num trabalho imenso em razão de pesquisas (durante muitos anos); conforme inúmeras interpretações astrológicas nesse sentido (pela sua confirmação).

(continua)