Os Graus do Zodíaco – Aquário
ESTUDOS ASTROLÓGICOS: Os Graus do
Zodíaco – Aquário
Anterior: Os Graus do Zodíaco –Capricórnio
Os Graus do Zodíaco: Aquário
Conforme o já indicado
anteriormente: Como o Zodíaco perfaz 360 graus, dividido por 144, resulta num
espaço (do círculo) de 2 graus e 30 minutos para cada um desses fatores; sendo
que, de 30 em 30 graus, se apresenta o número fundamental da hierarquia,
representante de seu respectivo signo. Aquário se inicia a 300 graus do
Zodíaco.
Recordando: os elementos que
constam na coluna do débito são os representantes que ocupam os 30 graus – na
sequência – em razão de cada signo; e, por simetria, o crédito embasa o sentido
dessa permuta por questão de cada hierarquia.
16 – Privilégio – 2º 30’
Aquário, signo que representa a Hierarquia da Misericórdia (11: determinada pelos números de seu crédito), o qual exprime o valor de ordem comunitária (universal), recebe de Capricórnio (4: a Honra), sua Finalidade Ativa (casa XII), a cortesia do Privilégio (16), em função dessa adequada posição pelo quanto se qualifica o Zodíaco terrestre, contribuindo por isso em Peixes (6: o Amor), seu Meio Ativo (casa II: valores), com o fator da Humildade (23). Pelo quanto implica essa transação (sob a correlação entre Privilégio e Humildade), muito se esclarece conforme o próprio signo de Aquário se direciona.
33 – Semelhança – 5º
Nessa sequência do processamento (contábil), encontra em seu débito por ordem de Sagitário, seu Débito do Meio (casa XI: derivada de Aquário), o sentido – extensivo – da Semelhança (33), em razão da qual precisa condicionar em Áries, seu Crédito do Fim (casa III: comunicação), seu fator da Oportunidade (35). Para esclarecer esse exato grau sob o número 33, o qual (de modo prático) também significa: “semelhantes” – humanos –, como qualificação essencial para esse signo.
38 – Congênere – 7º 30’
Por intermédio de Escorpião, seu Débito (casa X: setor do empreendimento pessoal), ressalta nesse grau o Congênere (38: fator comum), pelo qual deposita em Touro, seu Crédito (casa IV: identidade familiar), os propósitos de sua Realização (47). O significado desse grau se identifica de modo básico e fácil de entender seus motivos em razão do perfil desse signo. Pois, Aquário se justifica em função das realizações em conjunto (sob o sentido comum e efetivo de grupo).
55 – Harmonia – 10º
Por intermédio de Libra, seu Débito do Fim (casa IX: filosofia ou busca da expansão), reconhece a Harmonia (55), cuja apropriação nessa ordem, implica num investimento do seu Magnetismo (59) no signo de Gêmeos, seu Crédito do Meio (casa V: determinante dos interesses pessoais). Conforme assim procede pela caracterização de cada signo, a lógica desse grau se enquadra – propriamente – em razão de Aquário, o qual se justifica sob a originalidade – com o poder de resolver e até inventar – em benefício humanitário.
72 – Expectativa – 12º 30’
Por causa da Graça (12) relacionada com o signo – científico – de Virgem, seu Meio Passivo (casa VIII: transformação), administra nesse setor do zodíaco a Expectativa (72), efeito contábil que resulta numa aplicação em Câncer (a Pureza), sua Finalidade Passiva (casa VI: saúde, esforço e trabalho), sua Estabilidade (71). Sem muito esforço – analítico – , essa relação se define com precisão conforme Aquário significa, até mesmo, em razão das “casas terrestres” (VI e VIII), que assim se correlacionam. Justamente por esse motivo, Aquário se popularizou como um signo – jovial – dignificado no sentido da esperança, quer dizer, focado nas conclusivas condições do futuro; sob as expectativas de vanguarda.
77 – Mistério – 15º
Num confronto direto (por oposição) com Leão (a Fidelidade), seu Princípio Passivo (casa VII: relações de comprometimento), assume – como dever – a resolução de cada Mistério (77), cuja permuta contábil implica em ceder – para esse mesmo signo – o fator da Fraternidade (83). Isso caracteriza o grande interesse de Aquário pelas associações especiais como: sociedades secretas, esotéricas e de – várias – outras áreas.
94 – Autenticidade – 17º 30’
Pela assessoria de Câncer, sua Finalidade Passiva (casa VI: salubridade), reconhece a Autenticidade (94), que por esse motivo, estipula em Virgem, seu Meio Passivo (casa VIII: inconsciente), seu direcionamento – pessoal – do Progresso (95). Sob essas qualificações – quando entre considerações construtivas desse signo –, Aquário pode se expressar até mesmo em rumo da genialidade, pois, se direciona muito mais em razão (intuitiva) da lógica existencial, do que – propriamente – por ordens emocionais.
99 – Maturidade – 20º
Por ordens de seu Crédito do Meio (casa V: determinantes do “coração”), assim dignificado pelo signo de Gêmeos, assume a Maturidade (99), que por essa complementação contábil, expressa em Libra, seu Débito do Fim (casa IX: filosofia), o valor da Paz (107). Por esse motivo é reconhecido como um tipo de “irmão” mais experiente da humanidade, pela própria expressão de altruísmo e solidariedade.
116 – Paciência – 22º 30’
Pelo quanto Aquário significa em relação ao signo de Touro, seu Crédito (casa IV: origem), agrega nessa sucessão de sua área a Paciência (116), justificando por isso em Escorpião, seu Débito (casa X: elevação) o sentido da Disponibilidade (119). Por esse confronto – direto – entre Touro (valores) e Escorpião (transformação), procede muito mais em razão de ordens coletivas, ou seja, sem fins lucrativos (como interesse pessoal). A Paciência nesse caso significa: condição de poder aguardar – apesar da expectativa – as definições de um projeto (com indiferença sobre a disponibilidade).
121 – Independência – 25º
Conforme a indicação de Áries, seu Crédito do Fim (casa III: relacionamento do cotidiano) salienta a Independência (121), que se difunde através do seu fator Inesperado (131) em Sagitário, seu Débito do Meio (casa XI: sua correspondente derivada). De modo inusitado (como tudo que se processa em razão de Aquário), apesar de sua ligação com as ordens grupais (conjunto), inesperadamente (131), pode ser reconhecido – sob extremas divagações – como um tipo independente (121), portanto, incomum (excêntrico).
138 – Indulgência – 27º 30’
Finalizando reconhece em Peixes, seu Meio Ativo, o valor da Indulgência (138), direcionando ao signo de Capricórnio sua Finalidade Ativa, a Súplica (143). Isso significa que Aquário sob o procedimento normal (sem a inclusão de fatores negativos), se manifesta pela essência entre Indulgência (138) e Súplica (143).
Essa configuração arremata as
qualificações da Misericórdia (11), representada pelo signo de Aquário,
classificado em:
Gênero: masculino
Fase: tipo fixo
Palavra chave: conjunto
Elemento: ar
Temperamento: sanguíneo
Qualidade: quente e úmida
Atitude: de nível impessoal
(atuações num sentido coletivo)
Dependência: em função de eixo
com o signo de Leão
Planetas regentes: Urano e Saturno
Letra: K
Nota Musical: A# (lá sustenido)
Cor: prateada
Graus do Zodíaco: de 300 até
antes dos 330 graus (que define Peixes)
Estas informações inéditas (em
razão desse signo) se constituem num trabalho imenso em razão de pesquisas
(durante muitos anos); conforme inúmeras interpretações astrológicas nesse
sentido (pela sua confirmação).
(continua)