sábado, 17 de setembro de 2016

Saturno em Trânsito III


ESTUDOS ASTROLÓGICOS: Saturno em Trânsito III







Interpretação de Saturno em Trânsito

Pela continuidade deste estudo mais referências ainda sobre Saturno com a inclusão também de suas características fundamentais, que também influem nos aspectos dos eventos durante os trânsitos assim relacionados; novamente conforme as explicações de Stephen Arroyo:  

O Regresso de Saturno:

Em períodos de aproximadamente sete anos que coincidem com as conjunções, quadraturas e oposições de Saturno em trânsito conforme o mapa natal verificam-se quase sempre nessas épocas, ajustamentos fundamentais, revisões de atitudes, decisões importantes, alterações no modo de assumir a responsabilidade, e por vezes, mudanças radicais no estilo de vida, na profissão, na estrutura de trabalho e na maneira habitual de se viver.  De todos esses trânsitos, o regresso de Saturno (aproximadamente aos 29 e 58 anos) encerra maiores atenções como observação astrológica pela literatura nesse sentido, ainda que muito mais para informar o lado negativo das situações, acentuando-se assim as dificuldades consideradas inevitáveis do período. Por isso, convém tratar essa situação de maneira mais ampla dos casos, numa interpretação mais abrangente.   

A primeira coisa de se esclarecer quando se fala do regresso de Saturno é que a qualidade de toda essa experiência e a extensão de como se sente por um período “difícil” dependem por completo do modo vivenciado durante os vinte e nove anos anteriores, da eficiência nos esforços pela conquista de objetivos específicos, da profundidade para se atingir o reconhecimento nos propósitos criativos, no qual o indivíduo exprimiu ou suprimiu a sua “natureza fundamental”. Não se pode deduzir pela resposta de todas essas perguntas apenas por intermédio dos indicadores astrológicos, pois as pessoas são capazes de se ajustarem às potencialidades contidas em seus mapas. No entanto, nesses seus aspectos se encontram alguns indícios justificáveis sobre a situação atual pela observação da posição de Saturno radical. Se o mapa identifica algum conflito relevante associado a Saturno e, por conseguinte contrárias às exigências habituais e práticas da vida, provavelmente o regresso de Saturno deverá significar um período com desafios difíceis para a personalidade. Se, por exemplo, Saturno forma algum aspecto de conjunção, quadratura, ou oposição quase exato, com um dos planetas pessoais, significaria provavelmente que, sejam quais forem os conflitos ou problemas indicados, estes se manifestarão com particular agudeza durante o regresso de Saturno, exigindo assim, alguma iniciativa pessoal, definida especialmente para enfrentá-los. Enquanto essa decisão pertinente não for tomada ou por algum motivo as necessidades reprimidas nesse sentido, a pressão do regresso de Saturno permanece forte, e ainda com aumento de sua intensidade. Tão logo que assim se aceita encontrar soluções dos problemas, mesmo por mais agravante ainda possa significar a situação, verifica-se na maioria das vezes, nítida queda de pressão com as preocupações.

Se, por outro lado, a pessoa tem Saturno radical em aspectos fundamentalmente harmônicos com outros planetas e, de modo particular essa forma de consonância ainda se qualifique com o Sol ou a Lua, existe a possibilidade do indivíduo haver incorporado em seu caráter durante anos, qualidades benfazejas desse porte astrológico, por uma consciência dos deveres e exigências práticas, cujas condições atuais lhe permitem receber as lições desse período considerado agravante, sem grandes surpresas nem choques, podendo também ser sentidas como uma época de solidificação, até para confirmar as boas orientações seguidas pela situação de propósito responsável lentamente desenvolvida.

Se, como acontece com frequência, o indivíduo tem aspectos harmônicos e desarmônicos com Saturno natal podem surgir, com o regresso deste, avanços construtivos e aumento de confiança em determinada área da vida, ao mesmo tempo em que a pessoa se sente desafiada para enfrentar outras dimensões problemáticas da existência.            

O primeiro ciclo de Saturno conforme a configuração do mapa, durante aproximadamente os primeiros vinte e nove anos de vida é, ainda baseado na reação de condicionamento do passado, pelo carma,  com as influências dos pais junto das pressões sociais que aumentam constantemente. Durante esse período de experiência, as pessoas ainda se encontram bastantes inconscientes na vida, sobre o significado de si mesmas, fundamentalmente.

Mas depois, com o primeiro regresso de Saturno, muitas vezes, acontece como se uma velha dívida tivesse sido paga, com a impressão de que, grande parte dos velhos modelos e obrigações pelo carma subitamente fossem removidos. Nesse nível de vida, é possível experimentar um novo estado do ser profundamente complexo; que se trata, ao mesmo tempo, da sensação de limitação inalterável pela estrutura da vida, com aquele sentimento interior também de liberdade, o qual em muitos casos se encontra acompanhado por uma alegria indescritível de grande exuberância, até mesmo inspiradora. O senso de limitação provém do fato da pessoa ter tornado sua consciência mais ampla, com maior noção sobre seu destino e pela responsabilidade com seu futuro. As responsabilidades para consigo e também para com os outros são agora vistas com redobrada clareza, como pesadas e limitativas. Mas, ao mesmo tempo ocorre um sentimento de profunda liberdade interior, resultante da compreensão atual, como infundadas obrigações pelos velhos medos e restrições interiores.

Aqueles que durante sua juventude contavam ansiosas com o almejado momento de realmente se descobrirem, por essa nova circunstância podem considerar que a espera acabou, ou melhor, a situação de maior desenvoltura pessoa apenas começou.   

Por isso mesmo, quando se enfrenta o primeiro regresso de Saturno com razoável coragem e expressiva honestidade, durante o segundo ciclo do planeta, vinte e nove anos após significa se encontrar em expansiva condição consciente, com decisões mais capazes para iniciar os devidos atos atuais sem nenhuma inibição pelo medo ou ansiedade, em perfeita situação de assumir responsabilidades por si, ou individualmente, e com os próprios atos.

Enfoque pela situação dos trânsitos de Saturno

Pelo conceito chave também conforme Stephen Arroyo: os seguintes princípios básicos se aplicam a qualquer trânsito de Saturno, em combinação ao planeta assim relacionado por aspecto durante o período.

Saturno faz baixar o ritmo natural do setor em que se localiza; influindo, por vezes, para que se tenha o motivo de questionar realisticamente qual a duração de tal situação do momento, pois impõe determinada concentração pessoal na condição do presente, como se estivesse dirigindo as energias, com administração, economicamente.  

Os trânsitos de Saturno determinam aprofundamento pessoal e canalizam a atenção num nível consciente, em que ao mesmo tempo a mente se torna puramente objetiva. Como por exemplo, o aspecto de Saturno com Vênus condiz para que o indivíduo se torne mais puro e objetivo na sua atitude afetiva. Como determina maior concentração pelo aqui e agora, a situação também influi durante o período numa profunda capacidade para dar e receber amor; pois, este elemento se encontra mais consciente daquilo que realiza e sabe compartilhar sua satisfação pessoal.

Para uma grande maioria, esses trânsitos suscitam a nítida sensação de que o o que está acontecendo, não importa o tipo de situação, deveras signifique “a mão do destino” como influência inevitável do período; e nisso, não entra em conta se o indivíduo reconhece o valor da astrologia, ou não!

Para a pessoa dotada realmente de responsabilidade (isso também se apresenta como informação no mapa radical), a situação desse período realmente influi num direcionamento perfeito, realista, mas seguro, pela medida certa de ser tomada, com a certeza de plena justiça no acontecimento.

Por esse período Saturno propriamente, como que pressiona a pessoa a tornar a dimensão da experiência atual mais bem definida e concreta, tomando-a por perspectiva realista nos conformes da área assim indicada, a qual se esclarece pelo significado da casa em questão.   

Os trânsitos de Saturno também servem de subsídios para reforçar a confiança pessoal nos assuntos da área que se encontra, na qual astrologicamente condiz com a Casa do mapa astral. Muitas vezes, isso significa desenvolvimento e experiência nesse setor.

 Os trânsitos de Saturno tendem a moderar tudo o que é excessivo na vida, incluindo quaisquer tipos de exageros e vícios da personalidade.

(continua)