domingo, 3 de novembro de 2013

Psicodrama - Moreno



Psicodrama - Moreno
Psicologia e Astrologia: Psicodrama - Moreno




Psicodrama - Moreno


Carta Natal de Jacob Levy Moreno

Nascimento: 18/05/1889 às 4 h 00 pm – Bucareste – Romênia.


Sobre este tema, antes foi preciso testar a validade deste mapa em termos de sua exatidão – sob considerações biográficas –, que se qualifica com precisão (pois existem outras versões astrológicas nesse sentido).

Inicialmente, sob uma análise básica (tradicional), a qual consiste numa abordagem do mapa através de sua configuração – formato – zodiacal, que por essa ordem se observa o seguinte: a maioria dos planetas acima do horizonte, com exceção de Júpiter e Lua em conjunção na casa III (no signo de Capricórnio).
Simbolicamente, por essa figuração – geométrica –, tal conjunção (de Júpiter e Lua), na posição mais baixa do mapa, parece enfocar (semelhante a um “facho de luz”) os elementos acima, como num tipo de destaque. 

Sobre isso, ainda seria preciso considerar o seguinte: O Ascendente do mapa se define sob o signo de Libra. Libra no Ascendente, sempre inverte as qualificações básicas do Zodíaco; e isso também influi na lógica dessa observação, ou seja, pelo quanto implica Câncer no Meio do Céu e Capricórnio na casa IV.
Para maior clareza dos fatos em razão dessa imagem, vale ressaltar que – originalmente – Capricórnio embasa o M.C. e Câncer a casa IV(como derivadas desses signos). Por isso, esse “enfoque” poderia implicar também – simbolicamente – num direcionamento no sentido do setor emocional (Câncer); mesmo com a maioria dos planetas que se encontram acima, pela determinação de uma vida social intensa (precisamente diferenciada por causa de sua contradição).

No entanto, esse indício (como direcionamento lógico) se reforça, por causa do Ascendente em Libra (vestígio indicando atitudes indecisas), o qual ainda se encontra sob as influências de Urano, que determina inevitáveis renovações; qualificado também como regente da casa V em Aquário (setor da precisa ordem criativa pessoal).

O Planeta Vênus (muito forte em Touro) ressalta seu – especial – valor, não apenas por ser regente do Ascendente e também do signo solar, como ainda pelo fato de se encontrar na casa VII (derivada de Libra), cuja qualidade se reforça em função do aspecto de trígono que forma com Júpiter (regente das casas III e VI); pelo qual se identifica (por tais qualificações): extrema amabilidade (cortesia, etc.), expressões artísticas, comprometimento no sentido de poder beneficiar outrem (outorgando conselhos e outras ordens dessa classe).
Como regente da casa VIII (o inconsciente), a qual indica sérios distúrbios (psicológicos) nessa área (digna de uma análise especial mais apurada), Vênus se destaca também – precisamente – como imprescindível determinante para a sublimação necessária desse setor (sob seus consideráveis recursos pelo quanto significa neste mapa).

Mercúrio, muito bem colocado em Gêmeos também influi de modo positivo em função (benéfica) da personalidade, o qual como regente desse signo, ainda se constitui num instrumento de especial importância sobre todas as soluções necessárias (no geral). Inclusive, Mercúrio, pelo quanto equivale (no mapa), serve também para moderar a situação (conflitante) de descontrole (emocional), indicado por Urano (em quadratura com a Lua: em conjunção com Júpiter, fator do “exagero”), por causa do trígono que forma com esse planeta (de modo auxiliador), cuja qualidade desse aspecto ainda se identificaria: criatividade, discernimento rápido, encontro de soluções, inspirações, etc.

A Lua, regente do MC na casa III, se encontra em detrimento no signo de Capricórnio, condição pela qual se define sob o termo: “povo” (contraditório em razão de seu fundamental qualificativo: íntimo); significado que se fortalece em função de sua conjunção com Júpiter.
Por esse motivo, a identificação – com essa configuração do mapa – se amplia (consistente), podendo ser revista – simbolicamente – sob a expressiva e considerada forma de um “palco”; o qual – deveras – fundamenta a carreira dessa personalidade.

O aspecto – exato – de quincúncio entre Lua (regente do MC) e Saturno (regente da casa IV, na X) acentua ainda mais (como vestígio) a validade dessa alegoria assim formulada.
Nesse sentido, o circuito de Saturno que se define: sob um sextil com Urano e outro com Mercúrio, quanto ainda um quincúncio com a Lua, esclarece muito mais (sobre o significado deste tema), por caracterizar – mesmo no bom sentido – alguns tipos de irresponsabilidades – inevitáveis – da personalidade; os quais se identificam sem a intenção de incorrer em delitos ou determinar “danos” coletivos. Muito ao contrário, pelo fato de tanto Saturno quanto Urano (incluso nesse circuito) serem os regentes da casa V, conclusões nesse sentido indicam: atitudes liberais (com certa autoridade justificada), espontâneas (sob razões pessoais por conhecimento), deliberações explícitas de ordens lógicas e outros tipos de decisões “irreverentes” ou revolucionárias; as quais em termos de constatação astrológica se enquadram com precisão, conforme o correspondente histórico da biografia de Moreno (como a criação do teatro da espontaneidade, etc.).

Graus do Zodíaco:

Sol:  27º 46’ de Touro (135 Credulidade)
Lua:  14º 17’ de Capricórnio (65 Decência)
Mercúrio: 19º 17’ de Gêmeos (86 Proeminência)
Vênus: 2º 57’ de Touro (13 Experiência)
Marte: 6º 5’ de Gêmeos (25 Confiança)
Júpiter: 7º 24’ de Capricórnio (26 Congênere)
Saturno: 14º 26’ de Leão (66 Atualidade)
Urano: 18º 27’ de Libra (90 Sentimento)
Netuno: 1º 50’ de Gêmeos (3 Liberdade)
Plutão: 5º 15’ de Gêmeos (25 Confiança)
Nodo Norte: 14º 34’ de Câncer (71 Estabilidade)
Nodo Sul: 14º 34’ de Capricórnio (65 Decência)
ASC: 20º 11’de Libra (107 Paz)
Casa II:  17º 17’ de Escorpião (80 Resignação)
Casa III: 19º 12’ de Sagitário (92 Arbítrio)
Casa IV: 24º 32’ de Capricórnio (109 Esperança)
Casa V: 28º 19’ de Aquário (138 Indulgência)
Casa VI: 26º 59’ de Peixes (128 Condescendência)
Casa VII: 20º 11’de Áries (101 Suficiência)
Casa VIII: 17º 17’ de Touro (74 Profundez)
Casa IX: 19º 12’ de Gêmeos (86 Proeminência)
Casa X: 24º 32’ de Câncer (115 Modelo)
Casa XI: 28º 19’ de Leão (144 Revelação)
Casa XII: 26º 59’ de Virgem (122 Iminente)

(continua)