Planetas – Síntese
ESTUDOS ASTROLÓGICOS – Astrologia Expressa: Planetas – Síntese
Este estudo deve ser como um simples e rápido ‘Curso de Astrologia’ com a finalidade de proporcionar o mínimo esforço entre os leitores (carentes de noções) e com o menor número de aulas possível.
Significados dos Planetas – em Síntese
O Sol representa: o espírito do ser humano, a vontade, o entusiasmo, o orgulho, a autoridade, a nobreza; o que de forma negativa pode significar orgulho, despotismo, tirania, arrogância e tendência a dominar. Representa ainda a autoridade, o chefe, o pai, a organização e a profissão. Num mapa feminino indica o esposo e juntamente com Marte a polaridade masculina da mulher. Em termos profissionais indica cargos de chefia, empregos estatais, chefes militares e de estado; profissões ligadas ao ouro ou joalheria. Planeta positivo, masculino, quente e seco.
Representa a alma do ser humano, o temperamento, a memória, a vida intuitiva, a sensibilidade, a receptividade e a mente instintiva. Rege a fantasia, os caprichos, a instabilidade emocional, a timidez, a mudanças, a fecundidade, o crescimento e a mãe da pessoa do tema. Em mapas masculinos indica a esposa e juntamente com Vênus a polaridade feminina do homem. De modo geral, está ligada ao sexo feminino (e ao relacionamento com as mulheres); assim como ao povo, lugares públicos, lagos, rios (águas não salgadas); válida também para simbolizar a família, o domicílio e a popularidade. Em termos profissionais indica ocupações ou funções relacionadas ao público; funcionários públicos; trabalhadores comuns, de baixa hierarquia, como ambulantes, viajantes,etc. A Lua é um planeta (em astrologia é tratada como planeta) feminino, negativo, frio e úmido.
Mercúrio é o planeta do intelecto, da lógica, do pensamento disciplinado, das faculdades mentais concretas e práticas, da razão e do entendimento. Promove a adaptação, a realidade, a disposição para estudos, escritos; facilitando o talento oratório, a habilidade mental, a comunicação, a flexibilidade, a habilidade manual e comercial. Representa os meios de comunicação, pequenas viagens ou com fins comerciais, os documentos, os estudos elementares, as vias de comunicação (ruas e estradas), os filhos, as pessoas mais jovens, os vizinhos e os irmãos. Em termos profissionais indica ocupações literárias ou científicas e todas as profissões intelectuais; regente dos desenhistas, engenheiros, matemáticos, calculistas e escritores; bem como, relacionado ao transporte ou comunicação, se refere aos jornalistas, jornaleiros, escriturários, carteiros, “ladrões”, falsificadores e empregados do comércio em geral. Mercúrio é um planeta andrógino, neutro, frio e seco.
Vênus é o planeta que rege o amor, a diplomacia, as artes em geral, a vida social, a moda, os adornos, o luxo, a harmonia, a beleza, a simpatia e a adolescência. Facilita o entendimento social, as amizades, o desfrute da própria vida, a elegância, os idílios e a vida frívola com tudo que possa ser agradável (bailes, festas, concertos, etc). Representa os adolescentes, as noivas, as jovens esposas e o amor conjugal. Em termos profissionais indica as artes em geral; todas as ocupações vinculadas ao luxo e ao prazer; regendo os artesões, os decoradores, o joalheiros, os modistas, esteticistas, os institutos de beleza, os floricultores, etc. Vênus é um planeta feminino, benéfico, quente e úmido; considerado o pequeno benéfico.
Marte é o planeta do dinamismo, da ação, da audácia, da força, da energia, da coragem, da decisão, do ímpeto, da agressividade, da imprudência, da paixão e da conquista. Exerce influência sobre as indústrias, principalmente as relacionadas com a mecânica, siderurgia, forjaria e fundições; implicando na manufatura de armas em geral. Em termos profissionais indica os militares, caçadores, esportistas, cirurgiões, açougueiros, engenheiros, mecânicos, ferreiros e industriais, assim como os trabalhadores ligados ao ferro e ao fogo; e as atividades que exigem coragem e energia. Marte é um planeta masculino, quente e seco; avaliado como o pequeno maléfico.
Planeta Júpiter
Júpiter é o planeta da justiça, da autoridade, da ordem e do equilíbrio moral. Indica a filosofia, a sabedoria, a filantropia, os benefícios, o êxito, a generosidade, a lealdade, a benevolência, a expansão, a prosperidade, a ordem, as leis, as religiões, a preservação, a tolerância, o otimismo, a dignidade, as longas viagens e os estudos superiores. Quando negativo pode indicar ostentação, arrogância, ações ilegais, exageros, falta de honestidade e predisposição ao jogo. Em termos profissionais indica os advogados, os magistrados, os juízes e os juristas, os padres, teólogos e prelados, os banqueiros e os financistas, os capitalistas, os atacadistas, os chefes de cozinha, os hoteleiros, os professores universitários, os reitores, os altos cargos públicos, as profissões liberais e os políticos. Fisicamente rege o sistema muscular e as funções hepáticas. Planeta masculino, benéfico, quente e seco. É o chamado grande benéfico.
Saturno implica em dificuldades, obstáculos, obstruções, condensação da matéria e cristalização. Representa reserva, cautela, serenidade, método, frieza, perseverança, constância, prática concreta, estabilidade, prudência, paciência, economia, frugalidade, senso de dever, ponderação, sobriedade precisão e meditação (mais em termos de reflexão). Em aspecto negativo pode indicar desconfiança, avareza, ansiedade, pessimismo, egoísmo, intolerância, melancolia, tristeza, indiferença, solidão, fatalismo e impedimentos de várias ordens. Em termos profissionais rege os cientistas, políticos, filósofos, agricultores, jardineiros, construtores, geólogos e os trabalhadores em cemitérios ou canteiros. Saturno é um planeta masculino, frio e seco; conhecido como o grande maléfico.
Urano é o planeta da originalidade, do imprevisto, do inesperado, das inovações, das revoluções, das rebeliões, da aviação, das ferrovias, da eletricidade, da eletrônica, do progresso, das invenções, da fraternidade, do altruísmo, do inusitado e das associações; implicando em rompimentos repentinos e acontecimentos incompreensíveis. Estimula a intuição, criatividade e as idéias originais. Em termos profissionais rege os inventores, descobridores, aviadores, eletrotécnicos e cinematografistas. Indica também as emissoras de rádio e televisão, telecomunicações em geral, assim como o programas filantrópicos e altruístas; pode representar também os anarquistas ou revolucionários. Urano é um planeta masculino seco e magnético e maléfico.
Netuno representa o idealismo, a imaginação, a inspiração, o misticismo, a religiosidade e a mediunidade. Contribui para o desenvolvimento da intuição, criatividade, faculdades psíquicas e percepções extra sensoriais; influindo poderosamente nos sentimentos de compaixão e abnegação. Rege a anestesia, remédios, narcóticos, venenos, grandes massas de águas salgadas, produtos sintéticos, o petróleo e seus derivados; indicando também: as ilusões, o cinema, a moda, o comunismo e o socialismo e os assuntos confusos e nebulosos. Em aspectos negativos pode ocasionar devaneios, sonhos utópicos, alucinações, ilusões, enganos, mistérios, decepções, depravações, indulgência absurda, pressentimentos sinistros, vícios e mediunidade maléfica. Em termos profissionais indica obras filantrópicas, assistência aos enfermos, ajuda social em hospitais ou prisões; incluindo também os médicos, especialmente os homeopatas. Netuno é um planeta feminino, neutro, frio e úmido.
Plutão implica estritamente com a evolução, regeneração, transmutação e tudo que pode afetar uma coletividade, povo ou raça, ou seja, envolvendo os acontecimentos benéficos ou maléficos de multidões; pois indica o inconsciente coletivo. Em termos profissionais indica os cientistas nucleares, os grandes industriais, os diretores de multinacionais, os grandes políticos e as atividades ligadas com as últimas invenções ou descobertas; ou seja, está associado aos computadores, usinas nucleares, transplantes, etc. Plutão é um planeta masculino, maléfico, quente e seco.
(continua)